logo

Motor de reservas: entenda o que é e por que utilizá-lo na sua propriedade

Marcus Rodrigues • abr. 16, 2024

Você já se perguntou o que é um motor de reservas e como ele pode transformar a estratégia de vendas da sua propriedade, seja ela hotel, pousada ou hostel? 


Em um mundo cada vez mais digitalizado, onde a conveniência e a agilidade são fundamentais, ter um motor de reservas eficiente pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio hoteleiro. 


Neste artigo, vamos explorar a importância e do que se trata o motor de reservas, além de elencar os principais motivos de utilizá-lo na sua propriedade. Confira! 

O que é um motor de reservas?


O motor de reservas é um software que se utiliza no site oficial da propriedade e em páginas de redes sociais para capturar e processar reservas diretas online.


Um sistema de motor de reservas é a sua chave para obter reservas diretas livres de comissões; uma forma de otimizar a estratégia de vendas do seu estabelecimento e maximizar o lucro.


Uma vez que, atualmente, a maioria dos viajantes e mochileiros fazem suas reservas online, hotéis do mundo todo tiveram de passar a depender de agências de viagens online (OTAs) para lhes entregarem reservas.


Sendo assim, contar com um motor de reservas próprio é a maneira mais eficaz de potencializar reservas diretas, sem precisar passar pelas OTAs.


Como funciona um motor de reservas? 


Um motor de reservas é uma ferramenta utilizada por hotéis e outras acomodações para facilitar o processo de reserva diretamente através de seus próprios sites. Funciona como uma plataforma que permite aos clientes verificar a disponibilidade, escolher datas, selecionar quartos e concluir a reserva – tudo sem sair do site da acomodação.


A principal vantagem de utilizar um motor de reservas online é a capacidade de receber reservas sem depender de portais de reserva online, evitando, assim, as comissões cobradas por esses portais. 


Além disso, a introdução de um motor de reservas no site da acomodação permite a fidelização de clientes e melhoria da experiência de viagem, graças a serviços adicionais integrados ao software.


Motor de reservas e channel manager: qual é a relação e diferenças? 


Embora sejam sistemas independentes, o motor de reservas e o channel manager geralmente estão integrados em uma solução de software mais abrangente para propriedades hoteleiras. 


Essa integração permite uma gestão mais eficiente das reservas, garantindo que as informações sobre disponibilidade, tarifas e restrições de reservas sejam sincronizadas automaticamente em todos os canais de distribuição.


Se tratando das diferenças, enquanto o motor de reservas se concentra em facilitar as reservas diretas através do site do hotel, o channel manager cuida da distribuição e sincronização de tarifas e disponibilidade em múltiplos canais de venda. Juntos, esses sistemas ajudam os hotéis a otimizar suas operações de reserva e maximizar sua receita.


Por que utilizar um motor de reservas no hotel?


Hoje, muito mais do que nunca, todos buscam facilidade. Tudo está a um toque de nossos dedos, seja através dos smartphones ou dos computadores, e o mundo está cada vez mais adaptado a essa realidade.


Além disso, apesar de a principal vantagem em torno do sistema de reservas ser a da possibilidade de trabalhar com reservas diretas, o potencial deste software vai muito além disso: 


  • Pode aumentar as conversões, através de uma simples experiência de reserva do hóspede;
  • É possível poupar tempo, com uma configuração rápida e fácil;
  • Pode eliminar a necessidade de introdução manual de dados, com uma integração instantânea;
  • Na posse desses dados, pode tomar melhores decisões;
  • Pode obter uma vantagem em relação aos seus concorrentes que não tiverem um sistema semelhante.

A seguir, elencamos as principais vantagens do motor de reservas. Veja abaixo! 


Facilitador de processos de reservas


É possível que o site do seu hotel ainda utilize formulários, ou nem isso, para ajudar os visitantes a fecharem uma reserva direta com vocês. Mas esse método é extremamente ineficaz, porque o cliente precisa esperar a sua resposta, e ele não quer isso.


Se ele pode escolher a acomodação, dias de hospedagem e até mesmo realizar o pagamento imediatamente através de uma OTA, por que ele ficaria esperando sua resposta para um e-mail ou mensagem? Em outras palavras, sem um motor de reserva você perde a grande oportunidade que é a compra por impulso.


Abre oportunidade para venda de serviços extras


Uma das melhores consequências de um motor de reserva já dissemos para você, que é o aumento das reservas diretas e, consequentemente, o crescimento do faturamento do hotel. No entanto, outra grande vantagem é a possibilidade de você vender pacotes de serviços extras acoplados à estadia.


Alguns motores de reservas possibilitam que você venda para o hóspede direto no processo de reserva um jantar ou até passeio, por exemplo.


Controle total sobre a experiência do hóspede


A partir do momento em que um potencial cliente chegar ao site do seu estabelecimento, só irá interagir com o conteúdo que escolheu. Isso significa que poderá utilizar a sua própria marca ao longo de todo o processo e desempenhar um papel fundamental no que se refere a fazer com que a experiência do futuro hóspede seja positiva.


Qual é a diferença entre um motor de reservas e um sistema de reservas de hotel?


Um motor de reservas e um sistema de reservas de hotel são duas ferramentas essenciais para facilitar o processo de reserva e gerenciamento de reservas em uma propriedade hoteleira. Embora frequentemente utilizados de forma intercambiável, há uma distinção importante entre eles.


Um motor de reservas é um componente específico de um sistema de hotel. Ele é responsável por facilitar o processo de reserva online, permitindo que os hóspedes façam reservas diretamente através do site do hotel.


Por outro lado, um sistema de reservas é uma solução mais abrangente que engloba diversas funcionalidades além do motor de reservas. Além de possibilitar a realização de reservas online, um sistema oferece um conjunto completo de ferramentas para gerenciar todas as reservas de uma propriedade hoteleira.



Como escolher um bom motor de reservas para a propriedade?


O espaço tecnológico no setor de hotelaria pode ser bem abrangente, no qual existem muitos fornecedores de sistemas de reservas. É necessário que se questione sobre as suas necessidades e, em seguida, pergunte aos fornecedores de software de reservas se poderão satisfazer suas necessidades. 


Ao fazer um investimento deste tipo, deverá ter sempre em mente a melhor relação preço-qualidade. Alguns dos principais requisitos de um bom motor de reservas para hotel são:


  • Capacidade de vendas associadas, para que possa oferecer uma estadia mais personalizada e aumentar as receitas por hóspede;
  • E-mails personalizáveis – confirmação, pré-chegada, durante a estadia e após a partida;
  • Integração completa com PMS, para atualizar instantaneamente as suas tarifas, disponibilidade e ofertas especiais;
  • Adequação para dispositivos móveis e compatibilidade, a fim de oferecer mais praticidade para os viajantes;
  • Processos simples e automatizados.


Quer inserir um motor de reservas em sua propriedade? Conheça a HQBeds 


A HQBeds é uma empresa brasileira referência no mercado de soluções para gestão hoteleira, oferecendo uma plataforma all-in-one projetada para atender às diversas necessidades de hotéis, pousadas, hostels e propriedades de aluguel por temporada. 


Com mais de uma década de experiência no setor, combinamos tecnologia de ponta com um profundo conhecimento do mercado hoteleiro para oferecer soluções eficientes e inovadoras.


Pronto para elevar a gestão da sua propriedade hoteleira a um novo patamar com um motor de reservas? Entre em contato conosco agora mesmo e descubra como a HQBeds pode transformar o seu negócio. 


Agende uma demonstração personalizada e conheça todas as vantagens que nossa plataforma pode oferecer!


Saiba o que é PMS e conheça as vantagens na gestão da propriedade
Por Marcus Rodrigues 23 abr., 2024
Para quem não sabe o que é PMS, saiba que ele é uma ferramenta indispensável na gestão hoteleira. Descubra a importância da plataforma!
Hóspedes: conheça os principais tipos e saiba como fidelizá-los
Por Marcus Rodrigues 23 abr., 2024
Entender o perfil dos hóspedes é essencial para oferecer um atendimento de qualidade e personalizado. Conheça os principais!
Mais Posts
Share by: