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Channel manager: o que é e como ele pode ajudar na gestão das reservas?

Marcus Rodrigues • abr. 16, 2024

A gestão eficaz dos canais de distribuição tornou-se essencial para o sucesso de hotéis, hostels e pousadas. Com a diversidade de plataformas de reserva online disponíveis, é fundamental que esses estabelecimentos tenham uma presença estratégica em diversos canais para aumentar sua visibilidade e maximizar as vendas.


É nesse contexto que surge o sistema de channel manager, uma ferramenta responsável por otimizar a distribuição de produtos e serviços. Também conhecido como gestor de canais, esse recurso é uma das soluções mais eficazes para potencializar seu negócio.


Neste artigo, entenda o que é o channel manager, para que serve e as principais vantagens de utilizá-lo para a gestão de suas propriedades. Acompanhe! 

Channel manager: o que é, afinal?


O channel manager é um software essencial para maximizar a eficiência na gestão de diversos canais de venda do seu hotel, pousada, hostel ou demais propriedades.

 

Ele automatiza tarefas como a publicação de acomodações em canais de reservas online, atualização de preços e disponibilidade em tempo real, e gerenciamento de diferentes tipos de tarifas. 


Se você quer aumentar as taxas de ocupação do seu hotel, pousada ou hostel, uma excelente alternativa é anunciar sua propriedade em diferentes canais de venda, certo? 


Porém, se esses canais não forem bem administrados, o que parecia uma boa solução pode acabar se tornando um grande problema para o seu negócio.


Com um channel manager, todas as reservas são centralizadas em um único painel de controle, proporcionando maior controle e eficácia na administração do seu estabelecimento.


Para que serve um channel manager?


Para hotéis, hostels, pousadas e os demais gestores de propriedades que querem aumentar as chances de venda, anunciando suas acomodações em mais de um canal online, o uso de um channel manager é indispensável. 


E o melhor é que seu custo-benefício é excelente, pois o uso desse tipo de software dá mais tranquilidade e segurança aos processos de reservas.


O uso de um gerenciador de canais de venda ajuda, dentre muitas outras coisas, a controlar as reservas e a evitar a venda de mais acomodações do que se tem disponível, o chamado overbooking.


A importância de um channel manager para a gestão de canais


A gestão de canais de distribuição impacta diretamente na maximização da visibilidade e da receita de uma propriedade. Com a proliferação de diversos canais de reservas online, como OTAs, motores de metabuscas, sites de reservas e outros, torna-se fundamental para os hotéis gerenciarem ativamente sua presença em cada um desses canais.


Um channel manager oferece uma série de benefícios, incluindo economia de tempo para os hoteleiros, prevenção de reservas duplicadas, aumento das reservas diretas, otimização da ocupação e maximização da receita. 


Com a automação proporcionada por um channel manager, os hoteleiros podem dedicar mais tempo a outras áreas do seu negócio, enquanto o software cuida da complexa tarefa de gerenciar múltiplos canais de distribuição.


Principais vantagens em utilizar um channel manager


São diversas as vantagens em contar com um software automatizado de gestão de canais de venda, mas é preciso destacar algumas delas. Confira abaixo!


Atue em multicanais e fortaleça sua distribuição


Manualmente, pode ficar inviável operar em muitos sites de reservas, não é mesmo? Como estar presente em diversos motores de busca online sem contar com pessoal ou tecnologia capaz de automatizar o volume de reservas? Como saber quais acomodações estão disponíveis para determinado período?


Ao computar e centralizar todas essas informações automaticamente, um channel manager permite que sua empresa opere em multicanais tranquilamente.


Desse modo, a sua empresa fortalecerá a distribuição de sua hospedagem. Ao mesmo tempo, dará conta do volume de informações gerado por seus respectivos canais de aquisição.


Ganhe mais produtividade e aumente suas vendas


Sem a aquisição da tecnologia adequada, sua equipe precisa checar a disponibilidade de acomodações a partir das reservas em OTAs, site, parceiros e etc. Isso diminui a produtividade e, consequentemente, reduz suas vendas.


Por outro lado, ao contar com um gerenciador de canais hoteleiro, seu time passa a focar naquilo que de fato importa: aumentar o faturamento da sua empresa.


Assim, sua recepção fica liberada para atender os hóspedes, enquanto o departamento de vendas negocia com os leads gerados pelas ações de marketing hoteleiro.


Reduza o risco de overbooking e torne a imagem do seu hotel, hostel ou pousada mais positiva


Nada melhor para um estabelecimento do que receber cada vez mais hóspedes.


Quando não há quartos para atender a todos os que chegam, na verdade, isso é um problema. É o que chamamos de overbooking. Ou seja, quando um hotel, hostel ou pousada vende mais reservas do que a capacidade do estabelecimento dentro de um determinado período.


O cliente do mercado hoteleiro está cada vez mais exigente e espera experiências completas de turismo dentro da sua propriedade. Nesse sentido, nada mais frustrante para o consumidor do que chegar ao local e descobrir que não há vagas, mesmo depois de ter fechado a compra.


Caso isso aconteça, as chances de perder esse cliente são consideráveis. Pior, essa experiência negativa pode ser compartilhada nas redes sociais, entre amigos e conhecidos e acabar prejudicando a imagem da sua empresa.


Logo, é fundamental evitar overbookings a fim de construir uma presença digital sólida e aprovada pelos seus clientes. Para isso, é necessário unir as informações e atualizar a disponibilidade das vagas por período.

Tenha um controle tarifário e evite problemas com parceiros


É fundamental que a precificação em hotéis, hostels ou pousadas siga o contrato com as OTAs. Nesse sentido, vale destacar que os preços das ofertas devem ser iguais em todos os canais.


Porém, é inviável regular os preços manualmente em todos os canais quando é preciso reagir ao mercado com uma promoção. Por exemplo, se você pensa em como atrair hóspedes na baixa temporada, talvez esteja considerando ajustar seu tarifário com promoções para o período.


O sucesso das campanhas depende da agilidade e eficiência das publicações de cada oferta. Logo, liberá-las apenas quando alinhar os preços em todos os canais de forma manual reduzirá os resultados em marketing digital e vendas.


Um channel manager permite a atualização do seu tarifário em multicanais, o que evita penalizações em OTAs e também otimiza a implementação de ofertas no momento ideal por período.


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