logo

Descubra como aumentar as reservas online da sua propriedade

Marcus Rodrigues • abr. 10, 2024

A presença online tornou-se essencial para o sucesso de qualquer propriedade de hospedagem, seja ela um hotel, pousada, hostel ou imóvel de aluguel por temporada. A capacidade de atrair reservas diretamente através da internet é crucial para impulsionar o crescimento e a rentabilidade do seu negócio. 


Com a concorrência acirrada e as constantes mudanças nas preferências dos viajantes, é fundamental adotar estratégias eficazes para aumentar as reservas online da sua propriedade.


Neste artigo, apresentaremos algumas dicas de como aumentar as reservas online da sua propriedade, além de discutir como um motor de reservas pode ajudar a impulsionar os resultados. Acompanhe! 

Descubra como aumentar as reservas online da sua propriedade

Como aumentar as reservas online da propriedade?


Desde otimizar seu site até explorar diferentes canais de distribuição, existem diversas maneiras de melhorar sua presença digital e, consequentemente, aumentar as reservas online da propriedade. Confira abaixo! 


Mantenha seu site atualizado e sempre atrativo


Seu site deve ser o mais atrativo possível, isso é indispensável quando falamos de estratégia de vendas. Pense com cuidado no design do site e na otimização para todas as plataformas. Assim, além de proporcionar uma experiência melhor ao entrar em seu website, você também faz com que ele seja mais efetivo. 


Todas as informações em sua plataforma devem ser relevantes e claras para que o visitante de seu site não saia dele com nenhuma dúvida.


Outro fator que pode contribuir para o aumento das reservas online são as fotos: é importante disponibilizar imagens das acomodações e das áreas comuns da propriedade para que o cliente saiba exatamente como é seu estabelecimento.


Fique de olho na responsividade


Dê atenção ao smartphone! Isso já virou um hábito, ficamos horas vidrados na telinha do celular, mas quando falamos de ações estratégicas as quais abordamos em nosso site, como base, usamos como padrão inicial o computador e depois adaptamos para celular.


Mobile First é um conceito o qual vem desconstruir a atitude de olhar primeiro o website no computador e depois adaptar para smartphone, uma vez que atualmente existem mais acessos a sites de empreendimentos hoteleiros através de celulares do que computadores e tablets.


Produza conteúdo de engajamento


Ter um conteúdo pensado no engajamento é fundamental para diversas ações no seu site e blog. E que tal utilizar isso para trazer seus leitores para o sistema de reservas online


Utilize os chamados CTAs ou “chamadas para ação” em seus conteúdos para direcionar o seu leitor diretamente para o sistema de reservas ou outras páginas que o levem a conhecer mais de sua empresa. 


Ao utilizar de maneira correta as chamadas para ação, um leitor pode se transformar em um cliente em apenas alguns cliques. Lógico que essa transformação não acontece com 100% dos leitores, mas é uma ótima estratégia quando falamos em engajamento. 


Com o marketing de conteúdo, você pode escrever sobre diversos temas que estejam de acordo com sua realidade e que acabará sendo útil para seu futuro hóspede. Ou seja, escreva sobre seu hotel, a cidade em que você está situado e os atrativos que estão perto de sua empresa, assim, além de tirar as dúvidas do seu público, você também apresenta o seu serviço.


Utilize corretamente cada canal digital


Essa dica é muito valiosa para quem já está presente em diversas plataformas digitais. É muito importante que você saiba como utilizar corretamente cada uma das plataformas online. Isso quer dizer que não basta criar uma conta no Instagram ou Facebook e deixar elas lá paradas, ou ter uma lista de contatos de e-mail e mandar conteúdos irrelevantes para sua lista.


Cada canal tem uma maneira específica para ser utilizado. E nesse caso, utilizar suas redes sociais, blog e e-mail para divulgar seus conteúdos e levar os visitantes para seu site e sistema de reservas online é essencial.


É importante lembrar que todas as suas publicações devem seguir um cronograma de postagens e publicações, já que todos os conteúdos publicados devem ser pensados de maneira estratégica para gerar valor para seu potencial lead.


Crie pacotes promocionais


Seus pacotes promocionais podem ser muito bem utilizados para seus clientes que estão na sua lista de contatos de e-mail. Divulgue suas promoções para sua base de contatos para que haja o processo de fidelização. 


Essas divulgações de pacotes e promoções podem ser muito bem utilizadas em momentos de baixa, onde não há uma procura muito alta pela atividade hoteleira. 


Aproveite que esse hóspede já sabe que sua estrutura e seus serviços tem muitas qualidades e ofereça um pacote promocional ou quem sabe uma bonificação para a próxima visita dele à cidade em que você está situado. Essa estratégia garante que seu marketing tenha uma taxa maior de conversão.


Invista em um sistema de gestão hoteleira


O seu sistema de reservas é a chave para aumentar as reservas online do seu hotel ou pousada. Com essa ferramenta, um cliente consegue fazer uma reserva em seu meio de hospedagem diretamente pelo seu site, sem depender das OTAs


A grande vantagem nesse caso é que todas as reservas diretas que são efetuadas pelo seu sistema próprio têm o lucro totalmente destinado a você. Ou seja, sem ter que pagar comissões, como ocorre com as agências de viagem online.


Uma dica importante em relação ao seu sistema de reservas é manter as informações disponíveis sempre atualizadas. Essa dica também vale para as imagens, caso ocorra alguma alteração na estrutura ou aconteça alguma reforma, atualize as imagens disponíveis.


Como um motor de reservas pode contribuir para a performance da propriedade? 


Em termos simples, um motor de reservas é um software que se utiliza em sites de hotéis, pousadas e páginas de redes sociais para capturar e processar reservas online.


Um sistema de motor de reservas é a sua chave para obter reservas diretas livres de comissões; uma forma de otimizar a estratégia de vendas do seu estabelecimento e maximizar o lucro.


Uma vez que, atualmente, a maioria dos viajantes fazem suas reservas online, hotéis do mundo todo tiveram de passar a depender de agências de viagens online para lhes entregarem reservas.


Sendo assim, contar com um motor de reservas próprio é a maneira mais eficaz de potencializar as reservas online, sem precisar passar pelas OTAs.


Além disso, apesar da principal vantagem em torno do software de sistema de reservas ser a da possibilidade de trabalhar com reservas diretas, o potencial deste software vai muito além. Veja: 


  • Pode aumentar as conversões, através de uma simples experiência de reserva do hóspede;
  • É possível poupar tempo, com uma configuração rápida e fácil;
  • Pode eliminar a necessidade de introdução manual de dados, com uma integração instantânea;
  • Na posse desses dados, pode tomar melhores decisões;
  • Pode obter uma vantagem em relação aos seus concorrentes que não tiverem um sistema semelhante.


Está em busca de um sistema de reservas online? Conheça o Motor de Reservas da HQBeds 


Diga adeus às comissões e dê as boas-vindas a uma maior rentabilidade com reservas diretas! Com o motor de reservas da HQBeds, você pode aumentar suas reservas diretas em até 20% sem comissões adicionais, compartilhando menos com OTAs e terceiros. 


A HQBeds é uma empresa brasileira referência no mercado de soluções para gestão hoteleira, oferecendo uma plataforma all-in-one projetada para atender às diversas necessidades de hotéis, pousadas, hostels e propriedades de aluguel por temporada. 


Com mais de uma década de experiência no setor, combinamos tecnologia de ponta com um profundo conhecimento do mercado hoteleiro para oferecer soluções eficientes e inovadoras.


Por meio de nossa plataforma intuitiva e abrangente, os gestores podem automatizar tarefas, otimizar processos e aumentar sua eficiência operacional, resultando em uma experiência aprimorada para os hóspedes e maior rentabilidade para as propriedades.


Se você está procurando um motor de reservas para a gestão da sua propriedade, a HQBeds é a escolha certa. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a impulsionar o sucesso do seu negócio de hospedagem. Junte-se a nós! 


Saiba o que é PMS e conheça as vantagens na gestão da propriedade
Por Marcus Rodrigues 23 abr., 2024
Para quem não sabe o que é PMS, saiba que ele é uma ferramenta indispensável na gestão hoteleira. Descubra a importância da plataforma!
Hóspedes: conheça os principais tipos e saiba como fidelizá-los
Por Marcus Rodrigues 23 abr., 2024
Entender o perfil dos hóspedes é essencial para oferecer um atendimento de qualidade e personalizado. Conheça os principais!
Mais Posts
Share by: