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Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH): o que é e como funciona?

Marcus Rodrigues • 23 de maio de 2024

Gerenciar um meio de hospedagem envolve mais do que apenas oferecer uma cama confortável e um bom serviço ao cliente. Parte essencial dessa gestão é o cumprimento das obrigações legais, incluindo o uso da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH).


Esse documento, obrigatório para todos os estabelecimentos de hospedagem no Brasil, deve ser preenchido no check-in com informações pessoais dos hóspedes. Além de cumprir a lei, a FNRH desempenha um papel na coleta de dados para o turismo nacional.



Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que é a FNRH, como funciona o Sistema Nacional de Registro de Hóspedes (SNRHos) e quais benefícios essas ferramentas trazem para os hoteleiros e para o setor turístico como um todo. Confira!

O que é a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH)?


A Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) é um documento que seu hotel, pousada ou hostel deve apresentar ao hóspede no momento do check-in, solicitando que ele preencha e assine com informações pessoais, como nome, profissão, nacionalidade, entre outras.


Todos os meios de hospedagem no Brasil são obrigados a usar a FNRH.


De acordo com o Decreto nº 7.381, de 2 de dezembro de 2010, que regulamenta a Lei do Turismo nº 11.771/2008, a movimentação diária de hóspedes deve ser declarada através da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes.


O estabelecimento deve manter uma cópia desta ficha arquivada digitalmente. No entanto, não basta apenas solicitar o preenchimento da ficha na chegada do hóspede.


A legislação exige que os dados da ficha sejam enviados ao órgão responsável dentro dos prazos estabelecidos.


Para isso, o Ministério do Turismo criou o SNRHos (Sistema Nacional de Registro de Hóspedes), uma plataforma online para simplificar (ou complicar, dependendo da perspectiva) a vida dos hoteleiros.


O que é o Sistema Nacional de Registro de Hóspedes?


Desde a exigência da Lei do Turismo para o envio da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes, muitos documentos físicos se perderam no processo.


Com o avanço das tecnologias e a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, que trouxe um grande volume de turistas, o Ministério do Turismo implementou o Sistema Nacional de Registro de Hóspedes em todos os municípios brasileiros para reduzir a burocracia.


O objetivo, segundo o MTur, é modernizar e tornar mais eficiente a coleta de estatísticas sobre o turismo no país.


Mas o que o setor hoteleiro ganha com isso?


Ao enviar corretamente os dados da ficha de cadastro do hóspede, além de cumprir a lei, você e a sociedade podem obter vários benefícios. Com esses dados, o Ministério do Turismo pode avaliar o perfil dos turistas em cada região.


Por exemplo, se todos os meios de hospedagem enviarem os dados corretamente, será possível analisar com precisão as características do público que visita sua cidade. Isso pode incluir informações sobre se a maioria são famílias, grupos de jovens ou idosos.


Esses dados podem ajudar a definir um público-alvo mais preciso para suas campanhas publicitárias.

Além disso, essas pesquisas facilitam os financiamentos para o setor turístico, pois justificam as necessidades reais de investimento na cidade.


Com mais investimentos, mais turistas são atraídos, e consequentemente, mais hóspedes para seu hotel ou pousada.


Como funciona o Sistema Nacional de Registro de Hóspedes na prática?


O primeiro passo é ter a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes


O método mais comum nos meios de hospedagem é entregar a ficha impressa para o hóspede preencher manualmente, e depois transcrever os dados para o computador. Isso facilita a entrada no hotel, especialmente quando há muitas pessoas fazendo check-in ao mesmo tempo, e reduz o risco de erros nos dados.


Com a FNRH preenchida e o check-in realizado, os dados dos hóspedes podem ser transcritos quando o movimento na recepção estiver mais tranquilo.


Outra vantagem da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes é que ela ajuda a preencher o cadastro do hóspede no seu sistema de gestão hoteleira.


Entre as opções disponíveis, o HQBeds se destaca por permitir a integração completa dos dados dos hóspedes, facilitando a comunicação e até o acompanhamento da frequência de hospedagens para personalizar o atendimento ao cliente. 



A integração com HQBeds garante que todas as informações estejam centralizadas e acessíveis, proporcionando uma gestão mais eficiente e um serviço de qualidade superior aos hóspedes.


Se você ainda não possui um software de gestão hoteleira para administrar os dados de seus hóspedes, saiba que está em desvantagem em relação aos concorrentes. 


Com os recursos de um software para hotel, você pode se beneficiar de várias estratégias de marketing e fidelização, como envio de e-mail marketing, verificar a frequência de hospedagens e até cadastrar preferências para personalizar o atendimento ao cliente.


Além de atualizar o seu cadastro de hóspedes, é necessário enviar as fichas para o Ministério do Turismo, conforme mencionado anteriormente.

Como cadastrar as fichas no SNRHos?


Para enviar as fichas ao MTur, é preciso aderir ao sistema SNRHos. O primeiro passo é cadastrar seu meio de hospedagem no Cadastur, um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. Para realizar o cadastro, acesse www.cadastur.turismo.gov.br.


Em seguida, escolha a ferramenta de transmissão de dados que você deseja usar. O SNRHos foi desenvolvido em três módulos: online, webservice e offline.


Módulo Online


O módulo online é destinado aos meios de hospedagem com acesso à internet. Após realizar o cadastro no Cadastur, basta acessar www.snrhos.hospedagem.turismo.gov.br e fazer login.


Nesta página, você pode inserir as fichas dos hóspedes em tempo real. Mesmo que utilize fichas de papel e as transcreva posteriormente para o sistema, a inserção dos dados deve ser diária.


Módulo Webservice


O módulo webservice é para meios de hospedagem que já possuem um sistema próprio de gestão hoteleira. Nesse caso, o sistema deve estar integrado ao webservice.


Com esta ferramenta integrada ao seu sistema hoteleiro, como o HQBeds, os dados do hóspede são enviados automaticamente.


Módulo Offline


O módulo offline é destinado aos meios de hospedagem sem acesso direto à internet. O MTur disponibiliza um software para ser instalado no seu dispositivo.


Após a instalação e o cadastro do aplicativo offline, você pode preencher os dados do hóspede em tempo real.


Você também pode usar a ficha impressa e, no final do dia, alimentar o sistema. Para mais detalhes sobre o funcionamento de cada módulo, acesse www.hospedagem.turismo.gov.br.


Embora dê um pouco de trabalho, a Ficha Nacional de Cadastro de Hóspedes é de grande utilidade para o seu negócio. Outras soluções tecnológicas, como o check-in automatizado, também têm sido adotadas.


Conheça a HQBeds


A HQBeds é uma empresa brasileira referência no mercado de soluções para gestão hoteleira, oferecendo uma plataforma all-in-one projetada para atender às diversas necessidades de hotéis, pousadas, hostels e propriedades de aluguel por temporada. 


Com mais de uma década de experiência no setor, combinamos tecnologia de ponta com um profundo conhecimento do mercado hoteleiro para oferecer soluções eficientes e inovadoras.


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