Pensar em estratégias de vendas faz parte do cotidiano de quem trabalha na gestão hoteleira, não é mesmo? Sempre estamos pensando em como garantir a lotação do nosso meio de hospedagem.
Em alguns momentos, é comum ficar angustiado e confuso quando surge a necessidade de pensar em formas de aumentar a taxa de ocupação. Mas é aí que entra a jornada do cliente na hotelaria.
Você já parou para pensar em como as vendas acontecem efetivamente? No dia a dia do setor, nem sempre este ponto é analisado – e uma maneira fácil de fazer isso é entendendo como funciona a jornada do cliente na hotelaria, pois antes dele se hospedar, ele percorre um caminho.
Neste artigo, conheça as quatro fases da
jornada do cliente na hotelaria e saiba como alinhar a sua estratégia de vendas. Acompanhe!
A jornada do cliente é o percurso completo que um consumidor realiza ao interagir com uma empresa, desde o primeiro contato até o pós-venda. Esse processo inclui todas as etapas em que o cliente passa a conhecer a marca, considera as opções, decide pela compra e, eventualmente, se fideliza à marca.
Aplicada a realidade do setor de hospedagem, a jornada do cliente na hotelaria é composta por 4 fases, que são distribuídas em:
Para atrair e converter potenciais hóspedes em clientes fiéis, é essencial entender as diferentes etapas da jornada de compra na hotelaria. Desde o momento em que um indivíduo começa a sonhar com a sua próxima viagem até a fase em que ele se torna um cliente recorrente, cada etapa requer uma abordagem específica e estratégica. Confira!
Como já falamos, a primeira etapa da jornada de compra ainda está no plano das ideias. Ou seja, o seu futuro hóspede está apenas sonhando com a viagem. Mas como chamar a atenção dele nesse momento, que é crucial para atraí-lo para a sua propriedade?
Quando você estudou seu público-alvo, você mapeou os interesses dele, certo? Então, agora, é a hora de você usar essas informações.
Diante disso, você pode produzir um artigo para o seu blog com temas de interesse do seu público e divulgá-lo no Facebook e Instagram através de um link patrocinado, ou até mesmo realizar postagens orgânicas nas redes sociais marcando a localização da sua hospedagem – isso também é conhecido como marketing.
Quase lá! Você já plantou a semente na mente de seu potencial cliente com informações que são de interesse dele. Muito provavelmente, ele já comentou a família ou amigos sobre a possibilidade e como seria maravilhoso fazerem uma viagem semelhante à descrita no conteúdo consumido.
Então, é neste exato momento que você precisa marcar presença mais uma vez. E duas boas estratégias para isso são ter materiais ricos disponíveis no seu site e avaliações positivas em sites de viagens.
Quando esse potencial cliente for procurar por informações, certamente ele vai navegar pelo Google e fará uma busca pelo assunto. Logo, se você tiver uma página do seu site disponibilizando um conteúdo rico sobre o tema pelo qual ele tem interesse, é bem provável que capture a atenção dele, além de gerar autoridade.
Conteúdos ricos nada mais são do que informações gratuitas e detalhadas sobre o tema, normalmente em formato de ebook, e, para acessá-los, a pessoa precisa deixar seus contatos.
Assim, você terá a possibilidade de manter contato com o potencial cliente que, até então, estava somente sonhando e buscando possibilidades para fazer uma viagem.
Bom, nesta fase, você está com a faca e o queijo na mão. Afinal, você tem os contatos do seu futuro hóspede e pode abordá-lo para oferecer uma hospedagem na sua propriedade.
Então, na terceira etapa da jornada do cliente na hotelaria, você pode trabalhar com duas estratégias de vendas: funil de vendas e venda direta. A escolha da estratégia vai depender do comportamento do seu potencial cliente.
Você precisa consultar novamente os hábitos dele e identificar como ele normalmente decide uma viagem. Se o seu público toma a decisão de viajar com base em informações, a sua opção deve ser funil de vendas, porque você entrega uma sequência de e-mails com informações direcionadas à venda da sua hospedagem.
Agora, se o seu hóspede em potencial prefere conversar e esclarecer dúvidas, a venda direta é a alternativa ideal, porque há a interação com sua equipe e a venda já pode ser fechada por e-mail ou WhatsApp, inclusive.
Agora, você precisa fazer com que o seu potencial cliente se transforme em cliente real. Faça uma abordagem direta, seja por e-mail ou telefone, apresentando o passo a passo para fazer a reserva na sua propriedade.
Nesta etapa, também é importante que você esclareça com agilidade as dúvidas do seu futuro hóspede, sempre mostrando as vantagens do seu estabelecimento a ele e também avaliações positivas.
Em função disso, é importante que você esteja atualizado com as inovações da hotelaria e sempre motive os hóspedes a avaliarem sua propriedade em sites de viagens logo após eles desfrutarem de uma temporada, pois essas avaliações positivas contribuirão para a tomada de decisão do seu potencial cliente.
Afinal, você está buscando por clientes parecidos no mercado, então, os potenciais clientes tendem a se identificar com as avaliações e, consequentemente, irão se sentir motivados a confirmar suas
reservas.
Eis o X da questão! Antes de partir para essa ação, precisamos entender um quesito fundamental para aumentar o número de reservas: o público-alvo. Você conhece bem o seu cliente? Então, responda às seguintes perguntas:
Você já parou para não só pensar nisso, mas também para sistematizar todas essas informações?
Isso não é difícil, basta você vasculhar o histórico das informações dos seus hóspedes. A partir desses dados, você irá sistematizar e identificar padrões, ou seja, as repetições dessas informações.
Para ter avaliações positivas do seu estabelecimento em sites de viagens, você precisa estar atento a uma série de aspectos.
O primeiro deles é manter toda a sua equipe bem preparada para receber os hóspedes. Todas as pessoas que trabalham com você precisam ter a consciência de que os clientes devem viver uma excelente experiência de viagem e que eles contribuem para que isso aconteça.
E, quando os hóspedes fizerem check-out, não deixe de cativá-los para que eles retornem. Se o seu estabelecimento tem sazonalidade e você tem hóspedes que já vivenciaram uma experiência incrível de viagem no seu espaço, que tal convidá-los para retornar oferecendo a eles um pacote especial ou um desconto incrível na época de baixa temporada?
Essas iniciativas não só favorecem a ocupação através da fidelidade dos clientes como também beneficiam a indicação da sua hospedagem para o círculo de amigos e conhecidos deles.
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