Google Meu Negócio para hotéis: saiba como usá-lo para divulgar sua propriedade
Você sabe como usar o Google Meu Negócio para gerar vendas diretas em sua propriedade? Se ainda não a usa, vamos lhe contar um pequeno segredo: essa ferramenta tem um grande poder de competitividade e pode garantir até mesmo que o seu negócio esteja na frente das OTAs em pesquisas na plataforma!
Poucas propriedades realmente sabem a importância do Google, e muitos até mesmo não o utilizam. Nesses casos, além de perder oportunidade de vendas, elas estão correndo alguns riscos.
Neste artigo, como funciona o Google Meu Negócio para hotéis e demais propriedades, saiba como cadastrar e confira dicas de como utilizá-lo da melhor forma possível. Boa leitura!

O que é Google Meu Negócio?
Primeiro, precisamos entender o que é o Google Meu Negócio, também conhecido como
Google My Business. É muito possível que você já tenha se deparado com algum perfil de empresa dessa plataforma ao pesquisar por ela no Google.
Nesse perfil, você certamente encontrou a maioria das informações da empresa, como telefone, site, avaliações e até mesmo o endereço. E esse é o papel do Google Meu Negócio.
Através dele, você facilita para o
hóspede o acesso a informações importantes, que podem guiá-lo para uma reserva direta.
E como essa ferramenta é do próprio Google, ter um perfil nela pode facilitar que o seu nome apareça nas principais pesquisas relacionadas ao seu ramo, principalmente se você seguir os passos que vamos ensinar ao longo deste post.
Perfis no Google Business aparecem antes dos links das OTAs
Sabe qual é a verdadeira maior vantagem do Google Meu Negócio? A sua propriedade finalmente consegue ganhar poder de competitividade em relação às
OTAs, aparecendo na frente delas em pesquisas.
Essa é uma maneira de você parar de perder reservas diretas para as agências e ganhar destaque em pesquisas do Google. Mas não esqueça que aparecer na pesquisa do Google é apenas o primeiro passo: o seu site precisa estar bem estruturado e otimizado.
Como cadastrar empresa no Google?
Criar o perfil no Google Meu Negócio (business.google.com) é gratuito e simples, mas exige atenção em alguns detalhes. É crucial que, além de criar o perfil da propriedade, você também acompanhe possíveis comentários e avaliações dos hóspedes.
Dentre as informações exigidas, lembre-se de guardar o e-mail e senha da conta em que foi criado o perfil, porque é através dele que você administra as informações no futuro.
Além disso, são solicitadas imagens, endereço e horários de funcionamento. Essas informações serão apresentadas para os clientes, então preencha tudo com cuidado.
Como usar o Google Meu Negócio a favor da sua propriedade?
Agora que você já sabe que fazer o cadastro no Google Meu Negócio, é simples. Deve estar se perguntando como torná-lo uma ferramenta eficiente para a sua propriedade, não é mesmo? Não é tão difícil quanto parece, mas, como já dissemos, exige cuidado em detalhes específicos. Veja!
1. Preencha todos as informações da sua propriedade no Google Meu Negócio
Já falamos como é importante preencher todas as informações solicitadas, mas esse processo pode ser ainda mais importante do que você imagina.
Ao contrário do que você pode pensar, qualquer pessoa pode adicionar ao perfil da sua propriedade informações como telefone, endereço e outras. Para evitar problemas, e até mesmo fraudes, é crucial que você coloque essas informações primeiro.
E, não se preocupe! Caso tenha verificado que outra pessoa já adicionou seu negócio no Google e colocou informações erradas, você pode solicitar o direito de administrar o perfil e modificar as informações.
2. Insira palavras-chave na descrição e títulos das imagens usadas
A ferramenta permite que você crie uma pequena descrição para seu negócio. Essa é uma boa oportunidade para incluir as principais palavras-chave do seu
hotel, aproveitando para ranquear em pesquisas do Google.
Outra dica importante, que pode fazer toda a diferença, é você otimizar também os nomes das imagens que usará no perfil do Google Meu Negócio. Ao invés de utilizar imagens com nomes como “IMG0100”, renomeie a imagem com as palavras-chave da sua propriedade.
3. Lembre-se de usar boas imagens e contar sobre a estrutura
Vale lembrar a importância de usar imagens em boa resolução e tiradas em ângulos que favoreçam a sua
propriedade. Contratar um profissional para fazer isso, muitas vezes, vale muito a pena.
Boas fotos da piscina, quartos, cozinha e até mesmo dos hóspedes confraternizando no bar, muitas vezes, determinam se o hóspede vai optar pelo seu estabelecimento ou pela concorrência. Por isso, capriche!
4. Fique atento e responda todos os comentários
Você responde os comentários de hóspedes em suas redes sociais? Se não faz isso, deveria. E o mesmo deve ser feito também no Google Meu Negócio, só que com ainda mais cuidado.
Imagine que o seu perfil na ferramenta é um cartão de visita. Se você não responde aos comentários – sejam eles críticas ou elogios –, a imagem que o visitante terá da sua propriedade é de total descaso com os hóspedes.
Da mesma forma, responda da melhor forma possível as possíveis dúvidas que aparecerem nos comentários em seu perfil.
5. Use o botão de reservas do Google
O Google ainda não disponibiliza um botão de reservas de diárias, como as OTAs. Porém, ele já tem botão de reservas de serviços, como aluguel de espaço para casamento, e a sua propriedade pode se aproveitar disso!
Se você possui um lugar bacana, que dá para alugar para festas e eventos, disponibilize isso através da ferramenta. E se você ainda possui outros serviços, divulgue também!
6. Faça posts com atualização do hotel ou da região
Da mesma forma que faz publicações em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, sua propriedade poderá também fazer postagens para difundir conteúdos ricos para seus clientes em potencial, como dicas do que fazer na região ou até mesmo uma lembrança para a festa de carnaval que acontecerá no seu hotel.
Agora fique atento pois esses posts ao precisarem ser editados não mudam no mesmo momento, mas, diferentemente de outras redes, é possível editar até mesmo a imagem publicada.
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