29 de março de 2019 hqteam

Tudo numa só tela: entenda como o hq te ajuda a manter as informações do seu hostel sincronizadas com as OTA’s

Atualmente, as grandes vitrines mundiais para o nosso mercado são as agências de turismo online, ou OTA´s, no acrônimo em inglês. Essas plataformas reúnem fotos e descrições das propriedades e investem altos valores para incrementar os resultados nos mecanismos de buscas, como o Google. Além disso, são um importante banco de informações sobre a experiência do hóspede, já que aglutinam milhares de avaliações de viajantes do mundo inteiro.

Aqui no nosso blog já tem um conteúdo sobre como funcionam as OTAs e porque são importantes para o hostel. Agora, a gente vai detalhar um pouco de como funciona toda a jornada do hóspede do momento em que ele converte a reserva até que as informações cheguem ao hqbeds e você comece seus processos para recebê-lo.

Quem é quem?

  • PMS (Property Management System) – Essa parte fica com a gente! O hqbeds é um Sistema de Gerenciamento de Propriedades que te dá o controle de tudo que está acontecendo dentro do seu negócio. Desde a visão geral do mapa de camas, passando pela parte financeira e de controles de estoque. Além é claro de receber todas as reservas e cancelamentos e deixar isso tudo visual e acessível à equipe.
  • CM (Channel Manager) – Os gerenciadores de canais, como Bukly, Myallocator e Siteminder, são intermediários entre o PMS e as OTA´s. Eles comunicam de uma só vez todas as alterações que você faz na sua propriedade. Alteração de preços, políticas

  • OTA`s (Online Travel Agencies) – São os canais de reserva como Booking.com e Hostelworld. São responsáveis por grande parte das reservas e normalmente as primeiras opções que aparecem nas buscas do Google, por exemplo.

Quem fala com quem?

Assim que você conecta o hqbeds ao seu gerenciador de canais, as reservas são automaticamente importadas para o sistema e as camas vão sendo ocupadas. O robô do hq checa constantemente a disponibilidade de vagas e sincroniza essa informação com o Channel Manager que você escolheu.

O CM é responsável por ‘conversar’ com todas as OTA´s e passar essas informações para que apenas as vagas disponíveis estejam abertas para venda. Não importa quantas e quais OTA´s você usa, não precisará se preocupar em configurar uma a uma. Um alívio de tempo e também uma maneira de evitar erros que podem ocasionar o temido overbooking, por exemplo.

Controle tudo em uma única tela

Tendo o hq como PMS responsável pelo controle da sua propriedade, você não precisará nem acessar a tela do seu CM para alterar as disponibilidades e o tarifário. Isso mesmo, dentro do nosso sistema já é possível que você faça essa gestão tão importante para o bom funcionamento do seu negócio. Quer um exemplo?


Digamos que você precisa fazer algumas melhorias para incrementar a experiência do seu hóspede e seja necessário fechar vários quartos em um determinado período. Isso é bem simples na ferramenta Tarifas e Disponibilidades. Dá uma olhada no passo a passo abaixo!


Passo a passo

  • Definimos o período, os quartos e as regras a serem aplicadas
  • Sincronizamos com channel manager as novas regras
  • O Channel Manager recebe as novas regras e repassa para todas as OTA´s conectadas

Pronto! Bem simples, né?
Em poucos cliques você já atualizou sua disponibilidade em todas as OTA´s evitando falhas e possíveis problemas e vai ter mais tempo para se dedicar em proporcionar a melhor experiência para seu hóspede.

Se quiser mais detalhes, é só acessar nossa Central.

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