15 de maio de 2020 Marcus Paulo

Tecnologia para hostel: recursos digitais para gestão e atendimento ao hóspede

Pensar que a infraestrutura de um hostel por si só irá contribuir para trazer mais visitantes pode ser um erro. Além de ter um serviço de qualidade, ser bem atendido e desfrutar das comodidades do estabelecimento, os viajantes querem viver uma experiência diferenciada. Por isso, uma das formas de contribuir para uma melhora no faturamento é investir em tecnologia para hostel.

As novas tecnologias têm revolucionado a forma como o consumidor moderno faz as suas reservas. Saiba porque é importante investir na tecnologia para hostel e quais são as principais tendências do setor.

A importância de investir em tecnologia para hostel

A exigência dos consumidores e viajantes aumenta cada vez mais. Aliás, há uma oferta crescente de hostels ao seu dispor, e, portanto, uma liberdade maior para escolher aquele estabelecimento que mais o agrada. Por esse motivo, os hosteleiros precisam se diferenciar. Usar as ferramentas digitais para inovar no setor é um dos elementos que atraem hóspedes. A proposta é trazer mais conforto e comodidade, desde o momento em que fazem a sua reserva.

O grande segredo é superar as expectativas do hóspede. Deixá-lo satisfeito do início ao final de sua estadia. São exemplos de tendências, aplicações como reconhecimento facial, utilização de chatbots e, até mesmo, a realidade virtual que fazem sucesso e mostram o quanto a inovação no setor é um dos chamarizes para novos visitantes.

Mas antes de tudo… se atente ao viajante 4.0

O viajante 4.0 é aquele usa a internet em toda sua jornada de compra. Para conquistar este viajante, o hostel  precisa estar atentos às suas redes sociais, seus reviews e conteúdo compartilhado por outros usuários na internet.

Além disso, também precisa ser mobile first, isso significa que toda a experiência de compra tem que funcionar muito bem no mobile e estar integrada com a jornada de compra no desktop. Confira agora algumas das principais tendências em tecnologia para hostel.

 

  • Chatbots e Inteligência Artificial

 

Na era moderna, os clientes esperam poder interagir com empresas de hospitalidade em vários canais digitais e receber respostas rápidas. É claro que, na verdade, ter a equipe monitorando todos esses canais e fornecer respostas rápidas pode ser difícil, senão impossível, que é onde os chatbots e a IA entram.

Os chatbots são capazes de entender perguntas simples e fornecer respostas quase instantaneamente, tirando o fardo da equipe de atendimento ao cliente e melhorando a experiência para os clientes. Enquanto isso, os usos da IA se estendem a outras áreas importantes para os hostels, incluindo a análise de dados.

 

  • Reformulação dos modelos de negócio com Mecanismos de Buscas

 

Os sites que comparam preços de hostels estão em constante reformulação. No passado, eles tinham o foco em levar os clientes para ofertas em OTAs, porém, um novo movimento já mostra eles estão buscando formas de negociar diretamente com os hostels que se interessam por essa audiência, a exemplo das suas recentes integrações com ferramentas de vendas diretas de e-commerce hosteleiro.

 

  • Revenue Management como solução para aumento de lucratividade

 

O RM ou a gestão de receita como é conhecida, é a prática de prever a oferta e a demanda por meio de dados confiáveis para que o hosteleiro consiga vender suas acomodações pelo melhor preço possível.

A prática começou na aviação, e será determinante no futuro para garantir o aumento da lucratividade dos hostels, visto que os custos operacionais historicamente têm subido em uma proporção maior que o lucro líquido dos estabelecimentos.

 

  • Utilização de Big Data

 

A coleta de dados cresceu rapidamente em quase todos os setores, mas pode ser usada com grande eficácia pelas empresas de hospitalidade para fornecer experiências mais personalizadas. Por exemplo, pode ser usado por agentes de viagens para fazer recomendações de destinos inteligentes, com base em idade, sexo, orçamento, locais anteriores visitados e assim por diante.

Como tecnologia para hostel, o Big Data permite que as empresas identifiquem tendências que podem ser usadas para fins de gerenciamento de receita. Isso permite abordagens mais orientadas a dados para estratégias de preços e permite que os líderes de negócios obtenham uma compreensão mais clara do desempenho atual dos negócios e das influências externas que afetam o desempenho.

 

  • Sistema de gestão de hostel

 

Algumas ferramentas também permitem a gestão completa do hostel. Dessa maneira, o hóspede consegue fazer a reserva e efetuar o pagamento online, diminuindo as filas na recepção e dando mais agilidade aos procedimentos.

Esses softwares também possibilitam a gestão centralizada das reservas, relatórios operacionais e de produtividade dos colaboradores, controle de tarifas e análise das ações de marketing desenvolvidas, sendo um bom exemplo de tendência em tecnologia para hostel.

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Marcus Paulo Natural de Foz do Iguaçu e publicitário por formação, esteve a frente por quase quatro anos da recepção do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Ama esse life style e agora compartilha suas experiências na hqbeds.

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