8 de maio de 2020 Marcus Paulo

Segurança hosteleira: os dados dos seus hóspedes estão seguros?

Os softwares de gerenciamento de hostel, também conhecidos como PMS – Property Management Systems, são requisitos básicos para operações com eficiência, segurança e rapidez no atendimento. Mesmo não sendo visíveis para os hóspedes, os sistemas são imprescindíveis para os meios de hospedagem de qualquer porte, pois neles são registrados todos os cadastros, tanto de hóspedes quanto de fornecedores.

Mas você já se perguntou sobre a segurança hosteleira em relação aos dados colhidos durante o seu trabalho? Conheça agora a importância de manter informações seguras e como utilizar um software de gestão de hostel confiável para isso.

Mas afinal, o que é proteção de dados?

Proteção de dados é relação entre a coleta e a disseminação de informações, a tecnologia e as expectativas públicas e jurídicas de privacidade e segurança. As preocupações com a proteção de dados existem sempre que informações pessoais ou confidenciais são coletadas, armazenadas, usadas e, finalmente, destruídas ou excluídas – tanto em formato digital como em outros.

A falta de controle sobre a divulgação desses dados pode se tornar a fonte para diversos problemas relacionados à segurança.

Qual a importância da proteção de dados para a segurança hosteleira?

Os dados são considerados “o petróleo do Século XXI”, devido ao valor cada vez maior que essa “matéria-prima informacional” tem para os negócios. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com o armazenamento desse bem cada vez mais valioso.

A perda dos dados dos hóspedes, por falta de proteção adequada, pode fazer com que a empresa perca um enorme fator competitivo – além de um enorme constrangimento caso precise recuperar as informações novamente.

Os clientes estão ficando cada vez mais atentos às questões de privacidade e segurança da informação, e tendem a não compartilhar seus dados mais pessoais – como os bancários – se não sentirem plena confiança no serviço oferecido. É comum para hostels e pequenas empresas terem no compartilhamento de dados uma enorme barreira para a conversão de novos clientes. Por isso a importância em ter um software seguro e confiável.

Caso o cliente tome conhecimento de que ocorreu o vazamento de seus dados – mesmo sendo os menos pessoais – a tendência é que ele responsabilize a empresa com a qual teve contato e passe a agir como um detrator daquela marca. Hoje, esse cenário é válido para clientes de empresas e serviços de todos os tipos e portes – isso também inclui hostels, pousadas e hotéis.

Principais ameaças aos dados e segurança hosteleira

No mundo todo os cibercrimes têm crescido exponencialmente. E não é só para vazamento de informações, mas também para sequestro de dados, ataques DDoS (que tornam as informações indisponíveis), entre outros.

E o Brasil está na mira dos hackers: nós somos o segundo país no mundo com o maior número de crimes nessa área, atrás apenas da China, com um prejuízo de US$ 22 bilhões.

Por isso, é importante ter consciência do cenário em que estamos imersos e a necessidade real de evitar qualquer tipo de prejuízo mais grave para a empresa em que trabalha. E isso só é possível por meio de um planejamento e implementação de medidas de segurança da informação que contemplem o negócio como um todo.

Dicas de proteção de dados para garantir a segurança hosteleira

Utilize um software de gestão confiável

Utilizar um software de gestão de hostel é muito importante para otimizar seu trabalho. Porém, é preciso estar certo sobre a confiabilidade na hora de coletar e preservar os dados fornecidos por hóspedes e fornecedores.

Crie políticas de segurança em seu hostel

Todos os colaboradores fazem parte do processo de segurança da informação. Afinal, em alguma medida eles interferem no acesso às informações, seja por meio da criação de documentos, acesso a dados, facilitando a entrada de malwares com usos inadequados etc.

Por isso é fundamental estabelecer normas de conduta e políticas de segurança que devem ser seguidos por todos. Esse tipo de documentação permite normatizar as regras utilizadas na empresa.

Com isso, torna-se possível diminuir as facilidades que permitem a ação de cibercriminosos ou falhas que comprometam os arquivos.

Treine a sua equipe

Algumas questões elaboradas nas políticas de segurança podem não ser tão claras para os colaboradores, principalmente por envolverem questões específicas da área de tecnologia.

Para evitar confusões, dúvidas e ações errôneas, é imprescindível realizar treinamento com todos os envolvidos, a fim de normatizar as condutas de todos, bem como ensinar medidas básicas de segurança.

Crie uma política de backup de dados

Da mesma forma que a política de segurança é fundamental para prevenir informações das ameaças internas e externas, a política de backup é essencial para garantir que os dados não sejam perdidos – isto é, estejam sempre recuperáveis.

Na política de backup de dados, define-se a frequência com que as cópias de segurança serão realizadas, que tipo de cópia será executada e no que elas serão baseadas.

Curtiu as dicas? Aproveite também e baixe o ebook “Como transformei o hostel lifestyle em um negócio rentável“. Não esqueça de compartilhar com seus amigos e outros hosteleiros! 🙂

About the Author

Avatar
Marcus Paulo Natural de Foz do Iguaçu e publicitário por formação, esteve a frente por quase quatro anos da recepção do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Ama esse life style e agora compartilha suas experiências na hqbeds.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *