8 de junho de 2020 Marcus Paulo

Saiba como conquistar e fidelizar hóspedes em seu hostel

Woman internet shopping on smartphone submitting 5 gold star satisfaction feedback - Millennial girl reply to customer experience survey questions by email - Review, success & retention concept

O sonho de todo gestor de hostel é saber como e realmente conseguir fidelizar hóspedes, não é mesmo? Encantá-los ao ponto de fazer com que se tornem fiéis à marca, recomendem e sempre retornem é fundamental, não apenas para garantir o crescimento da rentabilidade, mas também para melhorar a imagem do seu estabelecimento.

Afinal, fazer com que um cliente com o perfil de quem viaja constantemente sempre queira retornar é altamente desejável e pode representar grandes ganhos para o seu hostel. Mas a grande pergunta é: como conquistá-los de verdade?

Pensando nisso, preparamos algumas dicas especiais para quem busca fidelizar hóspedes e, é claro, crescer como empreendedor. Confira abaixo!

Como fidelizar hóspedes em seu hostel

Dica 1#: defina o público do seu hostel

Mapeie quais são os principais atrativos da sua região. Sua cidade é um polo de negócios? Uma área turística? Uma parada obrigatória? Por que as pessoas visitam a localidade?

A partir disso, pense os serviços considerando o perfil do consumidor. Essa aderência será um passo importante para atender com qualidade e iniciar o processo de fidelização de hóspedes.

Dica 2#: fidelizar hóspedes com um sistema de reservas online eficaz

Disponibilize um serviço ágil e confiável de reservas online. Isso porque, cada vez mais, o hábito das pessoas é resolver seus problemas pela internet de forma autônoma. Por isso, seja um bom anfitrião.

Logo, quando oferecemos apenas o telefone, dificultamos o retorno aos nossos serviços, enquanto um concorrente pode atuar em sentido contrário.

Dica 3#: conte com um site atrativo

Crie uma página online que não só forneça todas as informações necessárias para contratação dos serviços, mas que seja amigável ao usuário. E lembre-se: o site deve criar facilidades para os futuros hóspedes, não obstáculos.

Dica 4#: foco no atendimento personalizado

Para fidelizar hóspedes, capacite os colaboradores para que o hostel seja reconhecido pelo seu bom atendimento. Quando os clientes são recebidos com empatia, proatividade e atenção às demandas, mesmo os imprevistos não estragarão as experiências da viagem.

Dica 5#: saiba trabalhar com feedbacks

Ouça os hóspedes para aprimorar os serviços de maneira contínua. O ideal é ir além dos feedbacks de sites de viagens e de reservas: devemos criar os próprios canais de interação com os consumidores, como redes sociais, e-mail e caixa de sugestões. Assim, entenderemos as deficiências e as oportunidades de melhoria dos serviços.

Dica 6#: ofereça benefícios exclusivos

Disponibilize benefícios exclusivos para os hóspedes recorrentes, como descontos, premiações, brindes e serviços. Para tanto, é interessante criar um “cartão fidelidade” por meio do qual o hóspede possa somar pontos com a estadia e realizar a troca pelos itens promocionais.

Dica 7#: busque sempre se diferenciar da concorrência

Invista em parcerias, criação de uma identidade e outros elementos que destaquem o hostel dos concorrentes. Afinal, se todos os serviços forem iguais, não haverá nenhuma diferença entre voltar a fazer negócios e se hospedar em outro estabelecimento.

Nesse sentido, o segredo pode estar na imersão cultural, no bar, nos eventos exclusivos, nas promoções. Enfim, pense em como ser diferente.

Sendo assim, agora que você já domina um pouco mais sobre a arte de fidelizar hóspedes em seu hostel, coloque esta e as demais dicas em prática. Quanto antes você experimentar, mais rapidamente surgirão os primeiros resultados. Aproveite e baixe o ebook “Projeção Financeira na Pandemia“.

About the Author

Avatar
Marcus Paulo Natural de Foz do Iguaçu e publicitário por formação, esteve a frente por quase quatro anos da recepção do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Ama esse life style e agora compartilha suas experiências na hqbeds.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *