6 de novembro de 2019 Karin Nisiide

Mochilão da hqbeds: Visitando Assunção

Você que acompanha nosso blog já deve ter visto nossas Histórias de Sucesso no Mochilão da hqbeds.

Mas agora vamos também visitar novas cidades, em busca de conhecer novos hostels e trazer para vocês também!

Na primeira viagem da hqbeds pelo Mochilão da hq, escolhemos um lugar um pouco fora da rota de turismo, justamente para mostrar que temos hostels bons em diferentes lugares.

E o lugar escolhido foi Assunção, capital do Paraguai (“onde vi as paraguaias sorridentes a bailar…” quem não pensa nessa música quando fala de Assunção??? =).

Muitas vezes quando se pensa em viajar para o Paraguai, pensamos em Ciudad del Este, caracterizada por ser uma cidade comercial e ultimamente industrial, sendo principalmente conhecida por ser uma das maiores zonas de livre comércio do mundo, mas também conhecida pelo seu caos, sujeira e muamba. Mas Paraguai vai muito mais além. É um país com uma rica história, um povo amável e acolhedor, uma comida riquíssima.

Assunção é uma das cidades mais antigas da América do Sul. Considerada calma e tranquila, com grandes construções da época colonial e cheias de história. Possui um centro histórico de arquitetura rica e bem conservada, com seus casarões coloniais, museus e praças.

É no Centro Histórico que você vai encontrar alguns dos principais cartões-postais da cidade como: o Patheón de los Heroes, em homenagem aos heróis de guerra do país; a Plaza Uruguaya, uma das mais belas da cidade e de onde é possível observar o cotidiano paraguaio e ainda o Palácio de Lopez, sede do governo do Paraguai, construída em 1857 pelo então presidente Francisco Solano López. Tal prédio pode ser visto ainda a partir da Avenida La Costanera que margeia o Rio Paraguai e, após uma revitalização, tornou-se ponto turístico da cidade. No centro histórico você encontra ainda um edifício do nosso mestre Oscar Niemeyer, o Hotel Guarani, que embeleza ainda mais a cidade.

A cidade conta também com um bairro novo, onde ficam os shoppings, uma área de bares com vida noturna intensa, hotéis de grande porte com lindos e badalados rooftops, restaurantes de altíssima qualidade, onde se pode encontrar os mais diversos tipos de culinária que desejar.

E como nosso interesse são os hostels, a maioria se encontra no centro histórico, em lindos edifícios coloniais, adaptados para receber nossos mochileiros.

Segue aqui alguns dos hostels que eu tive a oportunidade de visitar:

El Hallo Hostal Boutique

O El Hallo foi o primeiro hostel a contratar os serviços da hqbeds no Paraguai!

É um hostel lindíssimo, de uma arquitetura impecável, todo instagramável, no melhor estilo hostel boutique.

Localizado no badalado bairro de Mariscal López, o hostel fica em uma casa de arquitetura contemporânea, toda de vidro, com jardins, terraços e uma piscina no rooftop. 

Os quartos são bastante modernos e confortáveis, iluminados, as camas possuem cortinas, os colchões são muito confortáveis e a roupa de cama é branquinha e de ótima qualidade. Os banheiros são lindos, todos novinhos e decorados, sem contar na limpeza impecável. Para quem quer ficar em hostel, mas não abre mão de alguns luxos.

O hostel também conta com uma hamburgueria gourmet no térreo, além de mesa de sinuca e uma ampla área de convivência.

Habitat Hostel

Um hostel novinho em folha, localizado no centro histórico, em uma linda casa antiga, com um estilo um pouco medieval, toda em tijolinhos à vista, com um amplo pátio, com piscina e um lindo jardim. Quando entramos nesse jardim, esquecemos que estamos bem no centro da cidade, em um ambiente bucólico, um cenário de paz e sossego, em contraste com o corre-corre, confusão e agitação da vida na cidade.

O proprietário, Federico, um italiano muito simpático, atende os hóspedes com muita dedicação e simpatia, deixando o ambiente ainda mais leve.

Todo o mobiliário tem a mesma linha do casarão: baús em madeira maciça com ar medieval, camas robustas em madeira, com colchões novos e super confortáveis.

Outro dos hostels que começou a usar hqbeds em Assunção.

El Farol Hostel

Localizado bem no centro histórico de Assunção, atrás da Catedral e perto da antiga Estação de trens, que hoje é museu, e perto de vários pontos de interesse, o El Farol Hostel fica em uma portinha amarela que é uma surpresa. Quando você sobe a escadaria do edifício colonial, você se depara com uma recepção colorida e cheia de vida. A vibe do hostel é muito boa. Fidel e Rodrigo, os donos, fazem toda a diferença ao lugar. Eles deixam seus hóspedes realmente à vontade, com sua simpatia, sempre no meio da galera, participando dos jogos, happy hours ou até mesmo churrascos de madrugada (quando me hospedei lá, fui para a cama relativamente cedo, e a galera resolveu fazer um churrasco às 3 horas da manhã. No outro dia fiquei sabendo e fiquei arrependida de ter ido dormir!).

Por estar localizado bem no centro histórico, o hostel é vertical, não possui jardim, mas possui um terraço onde ocorrem as festinhas. Ótimo hostel para socializar.

Também irão utilizar o sistema hqbeds para gerenciar a sua propriedade.

Hostalito

Localizado na área nova da cidade, perto dos novos hotéis, rooftops e shoppings, o hostel fica em uma enorme casa, com piscina e um grande jardim. Manuel e sua esposa comandam o hostel, com a ajuda de dois voluntários brasileiros, que fazem pequenos eventos, como noites de comida vegana ou churrasco.

Manu gosta de dar um serviço personalizado, muitas vezes leva os hóspedes para o centro e faz passeios informais.

Para quem gosta de animais, o hostel possui vários pets passeando por ali, cachorros e gatos.

Isla Francia Hostel

Um pequeno hostel no centro histórico, em um casarão antigo, mas que conta com um jardim com piscina, churrasqueira e área de lazer. A piscina é coberta, então se pode utilizar o ano todo.

Um dos proprietários, Sergi, um russo, que fala espanhol perfeito, me atendeu de braços abertos e sorriso no rosto. 

O ambiente do hostel é simples, mas muito acolhedor, um clima bem caseiro para quem quer relaxar.

Maui Waui

Um hostel com estilo havaiano, cheio de pinturas, com uma vibe mais praiana. Possui duas sedes, uma em Encarnação e uma em Assunção.

Visitei a sede de Assunção, que tem poucos meses de casa aberta. Ainda estão fazendo algumas melhorias. 

A sede de Encarnação, já bem consolidada, possui uma área externa maior, com jardins e promovem várias atividades, como festas havaianas e aulas de dança. Bom para conhecer mais uma cidade no Paraguai. 

La Casita de la Abuela 

Um dos primeiros hostels de Assunção, um hostel bem acolhedor, com estilo familiar. Gonza, um Argentino que administra o hostel, possui muita energia e atende a todos muito bem.

O hostel fica localizado próximo ao centro histórico.

A casa realmente parece uma casinha de vovó, com muitas plantas penduradas e decoração fofa para todos os lados. O pátio é calmo, dá um ar de tranquilidade, para quem quer relaxar, ler um livro ou escutar uma música.

El Jardin

O hostel é realmente um jardim secreto dentro do centro histórico da cidade. Olhando de fora, você não imagina que o hostel circunda um jardim encantador, com piscina, e cheio de móveis de pátio, lembrando um pouco um estilo Europeu.

Um ambiente muito tranquilo. Para quem gosta de verde… para se perder por seus jardins e esquecer da vida urbana.

El viajero

O maior hostel que conheci em Assunção, possui 100 camas, entre dormitórios e privativos. Fazia parte de uma rede, se desconectou da rede, mas manteve o nome. Possui uma grande área de jardim e piscina, bastante quartos familiares e é muito frequentado por locais, que vêm passar o fim de semana na capital.

Localizado bem no centro da cidade, perto do famoso bar Lido, um dos mais tradicionais do Paraguai, e do Pantheón de los Heroes.

Tagged: , ,

About the Author

Karin Nisiide
Karin Nisiide Proprietária do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Startup Update your hostel! Arquiteta e urbanista por formação, largou tudo para trabalhar com turismo. Ama viajar e sempre que pode está visitando e conhecendo hostels pelo mundo afora, para escrever as histórias de sucesso do Mochilão da hq!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *