24 de março de 2020 Marcus Paulo

Marketing Digital: conheça estratégia para diminuir os prejuízos em seu hostel provocados pelo coronavírus

Tomar decisões rápidas e assertivas é uma das melhores maneiras de lidar com crises como a provocada pelo Coronavírus (COVID-19). E não podia ser diferente para o setor de hostel: mesmo em momentos difíceis, é através de ações simples que hostels do país reduzirão os prejuízos do período.

O setor hosteleiro, que já começa a sentir os impactos da pandemia, tem no marketing digital um forte aliado para ajudar a atravessar essa crise.

Nesse momento, a tecnologia nos auxilia com a possibilidade de estarmos mais próximos mesmo à distância. Quer descobrir como enfrentar a crise provocada pelo coronavírus? Confira dicas fundamentais da hqbeds para fortalecer a marca do seu hostel mesmo durante a crise!

Como seu hostel pode reduzir os prejuízos provocados pelo coronavírus?

O período tem assustado muita gente, principalmente donos de pequenos e médios empreendimentos. Porém, a verdade é que todo período difícil passa e estar preparado para isso é que fará toda a diferença na hora de superar a crise.

Ainda que seja um momento delicado, não é necessário desespero, e, sim, ajustes. Focar no longo prazo e reorganizar estratégias são alguns dos passos iniciais que podem ser dados pelo hostel para passar por esse momento.

Da mesma forma, investir em estratégias de Marketing Digital e nas redes sociais são maneiras importantes de fortalecer a marca. Mas, antes disso, que tal entendermos alguns pontos que podem ajudar seu hostel a passar por esse período de forma eficiente?

Pense a longo prazo

Em momentos como esse, é normal se desesperar vendo o número de turistas caírem drasticamente e o comércio local ser fechado. No entanto, a redução de negócios e queda no número de hóspedes durante esse período é inevitável, e não adianta lutar contra isso agora – isso pode ser, inclusive, pior para a imagem do seu hostel.

O ideal é criar estratégias pensando no longo prazo e não apenas no período daqui a 10 dias ou 1 mês. Pense em maneiras de construir uma imagem que garanta que o hostel volte com tudo após o período de crise.

Uma maneira é focar em estratégias de vendas de datas comemorativas para meses mais distantes, como aquelas localizadas nos últimos meses do ano. Da mesma forma, também trace estratégias financeiras para lidar com os próximos meses, buscando maneiras de reduzir custos.

Trabalhe o relacionamento com clientes atuais

Os próximos meses serão difíceis para todos, mas a forma como você tratará seus hóspedes atuais e clientes fiéis é que fará toda a diferença no futuro. Criar campanhas de e-mail marketing para esses clientes, por exemplo, pode ser uma maneira de resgatar o movimento do hostel no período após a crise.

Um exemplo de campanha estratégica efetiva é aquela que muitos hostels estão realizando. Muitos deles optaram por oferecer férias coletivas para funcionários e por fechar momentaneamente as operações do estabelecimento. Ao mesmo tempo, enviaram e-mails para antigos clientes e hóspedes.

Essa é uma maneira de reduzir custos operacionais durante esse período de crise ao mesmo tempo que trabalha um relacionamento efetivo com clientes.

Foque no futuro

Crie campanhas nas mídias sociais que foquem no futuro. Essa crise vai passar e quando passar você precisa estar preparado para atender à grande demanda que virá.

Um exemplo de campanha estratégica é gerar conteúdo com a filosofia do futuro. Não cancele, adie, não desista, planeje, veja o que está te esperando, imagine você daqui um tempo curtindo essa piscina ou essa praia. Produzindo conteúdo que desperte a curiosidade e interesse do seu público-alvo em conhecer e visitar o seu hostel.

Aproveite para reorganizar a gestão

Esse período de crise também pode ser uma oportunidade para reavaliar a gestão do hostel. É possível, por exemplo, aproveitar o momento para fazer pequenos reparos em pontos do hostel que não podiam ser realizadas antes.

Tudo tomando as devidas precauções, para evitar contágio entre os envolvidos.

Atualize-se!

Aproveite também para estudar e atualizar seus conhecimentos durante a quarentena. Perceba que esse poderá ser um grande diferencial, não apenas seu como também do seu hostel. Várias ações comunitárias estão circulando pela web colocando cursos gratuitos ou até mesmo eventos online, como é o caso Digitalks Lives, Senai,  FGV, e Udemy.

Leia também: saiba como usar o engajamento das OTA’s para aumentar as reservas diretas em seu hostel

Quer ir além e  descobrir como usar o Marketing Digital a favor do seu hostel para combater a crise? Confira no próximo tópico 5 dicas essenciais!

hqbeds

5 dicas de Marketing Digital para combater a crise

A chave para o sucesso na gestão de crise nos próximos meses, certamente, será a comunicação. Ter uma comunicação clara com funcionários é fundamental, mas é ainda mais importante apostar em um marketing informativo para os hóspedes também.

1 – Divulgue nas redes sociais as medidas de proteção implementadas pelo hostel

O primeiro passo é deixar claro que o hostel se preocupa com a segurança de funcionários e hóspedes. Isso é possível através de posts nas redes sociais, mostrando todas as medidas que seu hostel está adotando para passar pelo surto sem colocar em risco a saúde de quem está no estabelecimento.

2 – Faça uma publicação no blog informando as soluções adotadas

O blog também é uma das ferramentas mais importantes na hora de abrir um diálogo franco com hóspedes e futuros clientes. O ideal é que o hostel explique de forma detalhada todas as soluções adotadas para enfrentar a situação.

Aproveite esse momento e gere ainda mais conteúdo de valor para o cliente. Tire boas fotos e faça vídeos instigantes, e use todo esse material em posts detalhados no blog do hostel. Além disso, também faça posts altamente informativos, ensinando os viajantes inveterados a se protegerem durante os próximos meses.

3 – Conte com uma estratégia de e-mail marketing

Uma alternativa eficiente para informar hóspedes, clientes fiéis e pessoas que já fizeram reserva no hostel é a criação de campanhas de e-mail marketing. Enviar e-mails informando o posicionamento do hostel, principalmente quanto ao seu funcionamento nos próximos dias e meses, é muito importante.

4 – Entre em contato com as pessoas que fizeram reserva

Nesse momento, é importante que o hostel seja proativo e rápido. Entre em contato com todas as pessoas que já fizeram reserva e informe sobre o funcionamento do estabelecimento, além de oferecer alternativas de reagendamento da reserva.

Dessa forma, o hostel evita uma onda de cancelamentos e consegue planejar melhor os próximos meses.

5 – Use a força dos vídeos

Grave vídeos para o YouTube e Instagram, mostrando para o público os procedimentos que o hostel está realizando para garantir a segurança de todos. Essa estratégia pode ser usada juntamente com outras, como a publicação no blog.

O ideal é que o vídeo seja o mais ilustrativo possível. Além disso, tenha um posicionamento positivo, mostrando que o hostel estará à disposição dos hóspedes e preparados para oferecer uma experiência inesquecível.

A crise irá passar e essa é uma certeza que precisamos colocar em pauta, não esqueça que a maioria das pessoas estão em casa e navegando pela web. Selecione vídeos públicos no Youtube que mostram as belezas de sua região e os utilize em outros canais como site ou até mesmo no blog, mostrando e instigando a vontade e o sonhos das pessoas conhecerem sua cidade – o que poderá acontecer em breve, e esta lembrança fará com que eles deem preferência pelo seu hostel.

Além de um desafio na saúde, o coronavírus é também um desafio nos negócios. Usar as ferramentas certas e manter-se atualizado com as informações são fundamentais nesse momento.

A sensação gerada pode remeter ao caos, mas a melhor coisa a se fazer é olhar para frente e acalmar os nervos dos consumidores da melhor maneira possível, com mensagens claras através dos canais de comunicação mais efetivos. A crise irá passar, mas a vontade e o sonho das pessoas viajarem não.

Compartilhe os conteúdos da hqbeds com seus amigos para juntos superarmos esse período de crise e novos desafios!

Imagens: Pexels.

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Marcus Paulo Natural de Foz do Iguaçu e publicitário por formação, esteve a frente por quase quatro anos da recepção do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Ama esse life style e agora compartilha suas experiências na hqbeds.

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