5 de novembro de 2019 Marcus Paulo

Marketing de Relacionamento para hostel: conheça as vantagens e saiba como aplicar

Já sabemos que o Marketing é uma ferramenta essencial para o sucesso de um hostel, que visa criar um elo de comunicação com seus clientes tendo o objetivo de aumentar o fluxo de reservas e, consequentemente, seus lucros..

Mas e o Marketing de Relacionamento? Você sabe o que é, para que serve e qual sua importância em uma empresa?

Para garantir o sucesso de uma estratégia de marketing é necessário uma fidelização de hóspedes, criar uma comunicação eficiente entre hostel/cliente, para que eles se sintam seguros e dispostos a adquirir novamente seus serviços, garantindo sua satisfação e experiência com a marca.

O marketing de relacionamento é uma ferramenta que dá continuidade nessas estratégias e contribui para o crescimento da empresa. É a junção de ações tomadas pela empresa com o objetivo de criar e manter um relacionamento positivo com os seus clientes e fornecedores. Tem o intuito de conquistar a confiança do hóspede, oferecendo benefícios exclusivos e garantindo sua fidelidade.

Como aplicar o Marketing de Relacionamento em seu hostel?

Aumentar o fluxo de reservas não é mais suficiente, hoje é essencial se relacionar com seu público. Para isso é necessário conquistá-lo, criando assim uma relação de confiança e até mesmo amizade.

Grandes hostels sabem a importância de manter um bom relacionamento com seu público. Para isso ele deve identificar a melhor maneira de se comunicar com ele nos mais diversos casos, seja de elogios, reclamações, sanar dúvidas, oferecer vantagens, entre outros.

A melhor maneira de estar presente na vida do cliente e manter contato constante é através das redes sociais. Hoje são raros os estabelecimentos que não utilizam das páginas na web para se relacionar com seu público. O contato constante, feito de forma correta, faz com que a marca seja fixada na mente dos hóspedes.

As empresas focadas em relacionamento com seu público tendem a ter melhores resultados em geral, pois elas contam com clientes fixos e que muitas vezes se tornam defensores da marca.

No geral, as estratégias e as interações variam de empresa para empresa. No caso de um hostel, é importante analisar qual a melhor forma de se comunicar e atender seus clientes/fornecedores, de maneira com que todos se sintam satisfeitos e, de certa forma, se divirtam durante o atendimento.

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Quais são as vantagens do marketing de relacionamento?

Agora que você já sabe o conceito de marketing de relacionamento, está na hora de entender quais são as vantagens de utilizá-lo em seu hostel.

Há várias estratégias de marketing que você pode implantar e, com certeza, todas elas visam à divulgação de sua marca.

Por isso, é importante entender exatamente os motivos para você se relacionar com mais proximidade com seu público, para que o marketing de relacionamento não entre apenas como mais uma tarefa para você, mas sim como uma ação que tem um foco específico.

1. Se destacar de seus concorrentes

Pode parecer contra intuitivo, mas acredite, há vários donos e gerentes de hostels que ainda não entenderam a importância de agregar valor aos hóspedes

É por isso que, ao criar ações de marketing de relacionamento efetivas, você consegue se destacar dos demais. Essa é uma maneira de mostrar que seu hostel, mesmo que seja de um nicho muito explorado, entrega algo diferente para o público.

2. Gerar valor para os clientes

Quanto mais próximo seu relacionamento com os hóspedes, mais valor você gera para eles, e isso é essencial para que eles entendam que seu negócio não é apenas uma marca que quer lucrar.

Você consegue mostrar que realmente se importa com o dia a dia das pessoas, e não apenas com seus hábitos de consumo.

3. Ser referência

O marketing de relacionamento também pode te ajudar a ser uma autoridade em sua área de atuação.

Quando você gera valor para os hóspedes, isso significa que você entrega para eles conteúdos que os ajudam a resolver situações rotineiras.

Com isso, você consegue mostrar que você é o maior especialista em seu nicho, o que fará com que as pessoas também comecem a te ver assim e sempre te procurem quando precisarem de soluções para aquela área hoteleira.

4. Reter mais clientes

Com ações que têm como foco encantar e melhorar seu relacionamento com as pessoas, com certeza, você verá um aumento na retenção de clientes.

Você não precisará gastar novamente com a atração de uma determinada pessoa que já se hospedou em seu hostel, porque ela já está em contato com sua marca e vê valor em seu negócio.

5. Melhorar seu serviço

O marketing de relacionamento proporciona uma interação maior entre você e seu público. Com isso, é mais fácil conseguir feedbacks em um tempo mais curto e que sejam realmente genuínos, além de serem de pessoas que já conhecem seu estabelecimento..

Com essas avaliações, você consegue aplicar melhorias em seu serviço em um tempo mais rápido e que sejam exatamente aquilo que seu hóspede precisa.

Dicas dadas! Agora é só elaborar um planejamento e aplicar estratégias de Marketing de Relacionamento para aproveitar cada vez mais as oportunidades de bons negócios que a internet disponibiliza! Continue acompanhando os novos conteúdos da hqbeds e compartilhe com seus amigos! 🙂

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Marcus Paulo Natural de Foz do Iguaçu e publicitário por formação, esteve a frente por quase quatro anos da recepção do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Ama esse life style e agora compartilha suas experiências na hqbeds.

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