21 de fevereiro de 2020 Karin Nisiide

Invista em capacitação da equipe e melhore a satisfação do seu hóspede

Um hostel não é uma empresa qualquer, e sim uma empresa prestadora de serviço. E como toda prestadora de serviços, deve apostar fundamentalmente na qualidade do elemento humano como premissa básica para a excelência de seus serviços.

Uma característica essencial para a competitividade e sobrevivência de um hostel no mercado é a qualidade dos seus serviços e a simpatia dos colaboradores. O hóspede que busca um hostel quer encontrar um rosto amigo quando chegar dos passeios, quer ter uma pessoa agradável para conversar e trocar experiências, quer se sentir em casa.

Os colaboradores representam a chave fundamental para todo e qualquer estabelecimento hosteleiro, visto que é através deles que o cliente terá tanto a primeira quanto a última impressão da qualidade dos serviços prestados, o que consequentemente acarretará na propagação de uma imagem positiva ou negativa a nível local, regional, nacional e até internacional.

A qualidade do serviço ofertado é uma junção da escolha do perfil ideal do seu colaborador com a capacitação e treinamento oferecidos a ele.

Hoje trazemos alguns fatores que podem contribuir para a projeção da qualidade no seu empreendimento:

Recrutamento e seleção

Para encontrar aquele colaborador que é a cara do seu hostel, você deve primeiramente aprimorar o recrutamento e seleção, no sentido de se ter um quadro mínimo, mas qualificado.

Faça uma lista dos seus anseios, crie uma “persona” ideal para estar na sua equipe. 

Nas entrevistas, cheque quais são os candidatos que possuem maior similaridade com o que você busca no colaborador ideal. 

Mas lembre-se, cada pessoa possui uma personalidade diferente. Às vezes você vai encontrar uma pessoa comunicativa, mas desorganizada. Ou uma pessoa tímida, mas extremamente responsável. Priorize quais são as qualidades mais importantes para a vaga ofertada, e veja qual candidato se encaixa melhor no que você deseja.

Treinamento

Um hostel exige engajamento pessoal total por parte de seus colaboradores, onde muitas das atividades exercidas necessitarão de iniciativa e criatividade, visto ao universo dinâmico em que o setor se encontra. E é através da educação e do treinamento que se pode agregar valor às pessoas, tornando-as mais capazes.

Após a escolha do candidato que mais se enquadra no seu hostel, você deve educá-lo e treiná-lo de tal forma a transformá-lo no melhor do mundo naquilo que faz.

Crie processos, desenvolva P.O.P´s (Procedimento Operacional Padrão) para cada atividade. Quando você define um fluxo de processos para cada atividade, detalhando como cada tarefa é executada e considerando que elas são complementares, fica muito mais fácil transmitir o que você espera de cada profissional.

Além disso, cada colaborador consegue entender melhor o impacto da forma como ele atua no trabalho do colega, e isso fortalece a atuação em equipe.

Mantenha uma rotina de treinamentos. O efeito de um único treinamento é relativo. Ninguém consegue absorver todo o conteúdo de uma capacitação — principalmente se ela for muito detalhada. Além disso, conforme o tempo passa, parte do que foi compreendido é esquecido e tudo volta a funcionar como antes.

Crie o hábito de fazer reuniões de equipe periódicas, porque a capacitação precisa ser um trabalho constante. Sem continuidade, o resultado é limitado. As reuniões podem ser semanais ou quinzenais, e nelas o gerente, supervisor ou líder deve expor o que precisa ser melhorado.

Além disso, você pode criar vídeos de treinamento, disponibilizar textos com informações pertinentes, produzir material específico para cada setor. Muitas vezes, a dúvida surge no dia-a-dia e ter um material para pesquisar ajuda bastante.

Retenha os talentos

Quando você conseguiu chegar no “funcionário dos sonhos”, dê valor. Concentre seus esforços em reter essas pessoas no quadro da empresa de tal forma que a empresa faça parte do projeto de vida de cada um.

Crie condições para que cada empregado tenha orgulho de estar trabalhando ali, e um forte desejo de lutar pelo seu futuro diante de quaisquer dificuldades.

Um funcionário exemplar é chamariz de outras empresas, portanto dê o devido valor a ele para que outras empresas não ofereçam melhores condições e você perca tudo que você construiu com aquele colaborador. 

 

Tagged: , ,

About the Author

Karin Nisiide
Karin Nisiide Proprietária do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Startup Update your hostel! Arquiteta e urbanista por formação, largou tudo para trabalhar com turismo. Ama viajar e sempre que pode está visitando e conhecendo hostels pelo mundo afora, para escrever as histórias de sucesso do Mochilão da hq!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *