28 de fevereiro de 2020 Karin Nisiide

Ideias para aumentar a satisfação do seu hóspede com criatividade e baixo custo

Todo mundo gosta de ser surpreendido. Seja no âmbito pessoal ou profissional, receber mimos torna um momento mais especial.

E quando falamos sobre hospedagem, esse pequenos agrados podem tornar qualquer viagem ainda mais inesquecível, e aumentar a satisfação do seu cliente.

Ao chegar em uma acomodação, seja hostel, hotel ou pousada, o mínimo que um hóspede espera é ter roupas de cama e toalhas limpas e macias, e uma cama confortável para descansar. Esses itens se tornaram tão básicos, que não são considerados diferenciais perante a concorrência.

Para nos tornarmos diferenciados, precisamos ir além das suas expectativas, aplicando gestos simples, mas cheios de afeto. Com criatividade e pouco investimento, você pode surpreender seus hóspedes e promover uma experiência única.

Hoje trazemos algumas ideias de como proporcionar satisfação ao seu hóspede com criatividade e pouco investimento, mas o céu é seu limite! Confira:

Happy hour com cortesia de drink

Quer forma mais gostosa de socializar do que com um bom brinde com novos amigos?

Uma forma de promover a comunicação entre os hóspedes e aumentar a satisfação é através de cortesias no bar. 

Promova um happy hour com free drinks, como a hora da caipirinha, um chopp grátis, um coquetel diferenciado. 

Fixe em uma hora do dia, com uma janela pequena, para que todos se encontrem nessa mesma hora e comecem a socializar.

Um drink puxa o outro, portanto essa ação pode ter um custo, mas geralmente ela consegue puxar outras vendas posteriores, aumentando o movimento do seu bar.

Espaço para leitura/ troca de livros

Disponibilizar um pequeno espaço com mobiliário confortável e estantes com algumas obras pode surpreender os hóspedes.

Uma prática adotada por alguns hostels é a troca de livros, para que os hóspedes não tenham que ficar carregando muito peso durante a viagem. Dessa forma, quando terminam de ler um livro, podem fazer a troca e assim sucessivamente, mantendo sua biblioteca sempre com títulos variados.

Free walking tour ou bar tour

Algumas cidades maiores já possuem free tours organizados por empresas de turismo, que são “tip based”, ou seja, o turista paga o quanto acha justo. 

Mas você pode ser criativo e criar pequenos passeios para mostrar a cidade com os olhos de um local.

Existe uma cachoeira escondida, que é pouco conhecida? Promova uma tarde com os hóspedes para visitá-la. Saia do circuito turístico e ofereça uma experiência diferenciada. Mostre aquele bairro local, mas único. Visite um parque pouco turístico. Surpreenda seu hóspede com uma visita inusitada.

Você também pode promover “bar tours” ou “pub crawls”, levando os hóspedes para conhecerem os atrativos noturnos do seu destino.

Gastronomia local

Você pode surpreender os hóspedes pelo estômago, promovendo jantares com uma mesa farta onde todos podem aproveitar as guloseimas juntos e ainda se conhecerem. Conhecido nos hostels como “family dinner”, é uma prática onde você recria esse clima de “família”, tornando o ambiente mais acolhedor e intimista e incentivando a troca de experiência entre pessoas. Essa prática ajuda a promover novas conexões e amizades.

Você pode escolher um cardápio da gastronomia local, para chamar ainda mais a atenção dos seus hóspedes, trazendo algo diferenciado.

Espaço para crianças

Um hostel normalmente é frequentado por jovens, grupos de amigos, viajantes individuais, mas também existem famílias, mesmo com crianças, que gostam de se hospedar em hostels pela experiência, a possibilidade de conhecer pessoas, de poder cozinhar, etc. Se o seu hostel aceita crianças, esteja preparado para elas. 

Crie um pequeno espaço, com alguns mimos para os pequenos. Caderno, giz de cera e alguns brinquedos são o suficiente para demonstrar que você se preocupa com o bem-estar deles.

Espaço para jogos

Se você não possui espaço para ter mesa de sinuca, mesas de jogos e afins, crie um cantinho em algum lugar para ter um pequeno espaço de jogos.

Cartas, jogos de tabuleiro, jenga, drinking games, tudo que possa estimular a interação entre seus hóspedes.

Incentivo a ser sustentável

Alguns estabelecimentos já contam com incentivos para ser sustentáveis.

Além do básico, como placas informativas, chuveiros com redução de água, alguns locais contam com descontos por atitudes sustentáveis.

Já imaginou ganhar um desconto por recusar a limpeza diária do quarto e a troca de toalhas? Um hotel canadense aplica um desconto de $6 por dia se o hóspede escolher essa opção.

Apostar na criatividade com baixo custo é uma das maneiras de deixar os hóspedes ainda mais satisfeitos com o estabelecimento e com o serviço oferecido. Você não precisa de grandes investimentos financeiros para colocar as ideias em prática.

Conhecer seu público, seu perfil e preferências é fundamental neste processo. Afinal, quando os hóspedes se sentem especiais e com uma demanda atendida sem que a tenham pedido, a primeira reação é compartilhar essa experiência – seja online, ou repassando boca-a-boca para amigos e familiares.

Tagged: , , , ,

About the Author

Karin Nisiide
Karin Nisiide Proprietária do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Startup Update your hostel! Arquiteta e urbanista por formação, largou tudo para trabalhar com turismo. Ama viajar e sempre que pode está visitando e conhecendo hostels pelo mundo afora, para escrever as histórias de sucesso do Mochilão da hq!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *