14 de maio de 2020 Marcus Paulo

Hóspede premium: como levar o seu hóspede a outro patamar

hóspede-premium

Atender com excelência deve ser o objetivo de qualquer empresa, não é mesmo? Em um hostel, então, oferecer um atendimento impecável é uma prioridade ainda maior. Afinal, o conforto e o bem-estar está no centro das operações dos negócios, e a forma como a equipe interage com os hóspedes é crucial. Uma boa alternativa é a solução dada pelo hóspede premium.

Com a alta concorrência do setor de hostel, um grande diferencial é conseguir manter um atendimento padrão de qualidade na recepção.

Nesse ponto, os clientes terão o primeiro contato com seu estabelecimento – portanto, ter um bom relacionamento com as pessoas que procuram por seus serviços é essencial.

Otimizar a experiência de hospedagem e transformar seu cliente em um hóspede premium já é um dos maiores pré-requisitos para o sucesso de seu negócio.A tecnologia pode ser uma grande aliada nessa jornada, pois ela permite uma gestão mais eficiente de seu hostel ao automatizar seu gerenciamento.

Quer descobrir como levar seu hóspede a outro patamar no atendimento, tornando seu serviço ainda mais personalizado e efetivo? Conheça as nossas dicas!

Mas afinal, como transformar se cliente em um hóspede premium?

Em meio aos desafios da crise causada pelo coronavírus, o turismo sofre com a baixa demanda.

Até tudo isso passar, há diversas ações que podem ser estabelecidas. Você, como gestor de hostel, pode ganhar destaque quanto à competitividade do mercado e  tornar seu hóspede premium.

Saiba agora como otimizar seu atendimento e tornar seu hóspede premium e fidelizado.

Dica 1 – Otimize sua presença online

Não é novidade que o mundo web cresceu e cresce de forma acelerada. Atualmente há mais pessoas conectadas a internet, do que assistindo televisão.

Dessa forma, as grandes empresas e negócios têm aproveitado essa vertente para escalar o empreendimento a um patamar mais focado. Isso quer dizer que, ter um site do seu hostel, mostrando suas vantagens e serviços, é vital para se destacar e ganhar notoriedade.

Além do mais, hostels que possuem uma boa presença online, ganham mais credibilidade e eficiência junto aos clientes, sendo o primeiro passo para conquistar um hóspede premium.

Dica 2 – Torne sua equipe a mais capacitada possível

Para manter um hostel como referência no mercado e que tenha excelência em atendimento, é necessário que sua equipe esteja sempre atualizada e pronta para lidar com todos os problemas que possam surgir.

Como a tecnologia avança muito rápido e novos detalhes surgem a todo momento, é de bom tom fazer treinamentos periódicos.

Dessa maneira, sua equipe se sentirá mais segura e receberá seus clientes com a educação e atenção devidas, sabendo como agir para atender suas exigências e a quem recorrer caso encontre alguma dificuldade.

Ter colaboradores receptivos e simpáticos é uma excelente ferramenta para encantar seus hóspedes antes mesmo da sua chegada.

Dica 3 – Crie engajamento com seu hóspede premium

Oferecer serviços padrões com qualidade e eficiência evitará que o seu hóspede fique insatisfeito e faça reclamações. No entanto, se você realmente quer oferecer um atendimento impecável e fazer os viajantes se sentirem em casa no seu estabelecimento, precisa ir além, criando ações para engajá-los.

Assim, uma forma de fazer isso é promovendo atividades que incentivem a interação entre os viajantes, aumentando as chances de eles fazerem novos amigos e se conectarem. Por exemplo: jantares coletivos, passeios em grupo, apresentações culturais, jogos e promoções no bar do hostel, etc.

Além disso, incentive os colaboradores a interagirem com os clientes de maneira espontânea. Eles devem sempre perguntar sobre os planos do hóspede durante a viagem, se ele está gostando da cidade etc.

Assim, é possível descobrir informações interessantes que vão ajudar a promover um atendimento mais personalizado.

Dica 4 – Trabalhe e incentive uma política de feedback


Nem só de elogios vive o hostel. É importante que exista abertura sua e de seus colaboradores para que feedbacks sejam dados.

Quem está em contato direto com os hóspedes são os funcionários. Dessa forma, eles têm informações privilegiadas sobre como melhorar o atendimento. Para que essas informações cheguem até a gestão, o colaborador precisa perceber que existe espaço para expor suas ideias.

Assim, todo o trabalho feito em um hostel é uma construção em equipe. Se uma das várias peças que compõem essa estrutura falhar, todas falham. Dessa forma, para melhorar o atendimento, o melhor caminho é investir na comunicação tanto com os hóspedes quanto com os funcionários.

Dica 5 – Analise sempre a satisfação de seus hóspedes

Sites como Boooking.com e TripAdvisor são excelentes ferramentas para pesquisar o feedback deixado por seus clientes. Os comentários contêm informações preciosas sobre a satisfação deles e, por meio da análise desses dados, é possível identificar os pontos fortes e os pontos fracos dos serviços oferecidos.

Além disso, você pode aproveitá-los para desenvolver um treinamento mais efetivo para seus funcionários.

Procure saber o que os clientes acharam da recepção do hostel e da postura de seus servidores, informações sobre a organização e limpeza do local, entre outros detalhes importantes.

Você pode realizar essa pesquisa por e-mail ou pelo preenchimento de um formulário no momento do check-out, por exemplo.

Com essas informações em mão, é hora de utilizá-las para ressaltar os pontos positivos e trabalhar para melhorar os negativos. Trace um plano para resolver os problemas que foram levantados e, por fim, comunique-os à sua equipe e aos hóspedes.

Isso demonstra preocupação com sua opinião e aumenta a confiança das pessoas em seu estabelecimento.

Esses são os pontos que poderão lhe ajudar a conquistar e fidelizar clientes, além de tornar seu hóspede premium. E você, como está se preparando para receber seu público no pós-pandemia? Compartilhe conosco nos comentários!


Aproveite e baixe o ebook “Guia definitivo de boas práticas para gerentes de hostels e pousadas“.

About the Author

Avatar
Marcus Paulo Natural de Foz do Iguaçu e publicitário por formação, esteve a frente por quase quatro anos da recepção do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Ama esse life style e agora compartilha suas experiências na hqbeds.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *