12 de março de 2020 Marcus Paulo

Hábitos dos viajantes: saiba como usá-los a favor do seu hostel

Se você acompanha o blog da hqbeds há algum tempo, já deve ter nos ouvido falar algumas vezes: o segredo para o sucesso em vendas do seu hostel está no conhecimento que você tem de seu hóspede. E isso não é só da boca para fora. Para além de ser a essência do marketing digital, conhecer as tendências de mercado e hábitos dos hóspedes pode ser fundamental para que você entenda exatamente onde focar os esforços para aumentar suas vendas diretas. 

E isso se torna ainda mais importante quando nos deparamos com alguns dados interessantes sobre o mercado. Mas será que o seu hostel está aproveitando todo esse potencial? Você sabe exatamente como aproveitar os hábitos dos viajantes para gerar muito mais oportunidades para seu negócio? Confira as dicas da hqbeds e entenda algumas das principais tendências que podem ajudar o seu hostel a vender muito mais reservas diretas!

Afinal, como usar as tendências e hábitos dos viajantes para vender mais reservas diretas?

Conhecimento é poder, mas quando estamos falando de marketing e vendas para hostel, saber o máximo de informação sobre como os viajantes estão escolhendo suas hospedagens é ainda mais importante e pode ser crucial para superar a concorrência.

E, uma coisa é fato: a internet transformou completamente a forma como as pessoas pensam e decidem suas viagens. Isso significa que divulgação boca-a-boca, ou qualquer outra, já não são nada eficientes comparadas com ter uma presença forte na internet. Não à toa, os dados do mercado apontam que a quase absoluta maioria dos viajantes buscam hostels pela internet e fazem todo o processo de reserva online. E muitas vezes sem nenhuma outra forma de contato envolvida na hora de fazer a reserva, além do próprio site do hostel.

E esse é só o começo. Quer descobrir alguns dos hábitos dos viajantes que podem começar a influenciar nas vendas do seu hostel? Nós sabemos o quanto isso é importante, e por isso reunimos no próximo tópico alguns dos pontos cruciais!

Leia também: Saiba como definir a precificação em seu hostel

Quais as tendências e hábitos dos viajantes da atualidade?

E se você soubesse que pelo menos 53% dos viajantes passam mais de 6 horas nas redes sociais, todos os dias? E que 84% afirmam que decidem por um destino de viagem após ver fotos e vídeos em redes sociais e sites? Esses dados só são uma amostra de uma das tendências de hoje em dia. E se o seu hostel entender exatamente o interesse e hábitos dos seus hóspedes, essa oportunidade pode ser ainda maior.

85% das viagens são planejadas

Outro hábito dos viajantes crucial, principalmente para você que quer aproveitar todo o potencial dos feriados e datas comemorativas, é que a maioria das viagens são planejadas com pelo menos 1 mês de antecedência. Isso significa que, talvez, não adiante muita coisa você fazer campanhas de divulgação para um feriado na véspera da data.

Que tal montar uma estratégia de marketing digital com algumas semanas de antecedência? Os resultados podem surpreender.

Mais de 79% busca por avaliações de outros hóspedes

O seu hostel se preocupa com as avaliações que os hóspedes estão fazendo em sites como o TripAdvisor? E mais, divulga essas avaliações no site do seu próprio hostel? Caso não, deveria começar a fazer isso, pois pesquisas apontam que mais de 79% dos hóspedes afirmam que buscam por avaliações de outros hóspedes antes de decidir ficar em um hostel.

Ter comentários de outros viajantes no site do seu próprio hostel pode ser uma maneira, então, de você estimular ainda mais o visitante a fechar uma reserva direta com o seu estabelecimento.

hqbeds

Mais de 75% dos viajantes fazem avaliações da viagem

Em contrapartida, uma tendência muito relacionada ao tópico anterior é o fato de mais de 75% dos viajantes fazerem avaliações de suas viagens na internet. Mais do que buscar e divulgar essas avaliações é importante que o seu hostel acompanhe as mesmas e responda os hóspedes, principalmente quando o comentário é negativo. 

Mostrar atenção e interesse no que o hóspede está dizendo é crucial para que você o conquiste de volta, além de melhorar a imagem do hostel.

Pelo menos 70% dos viajantes fazem a reserva antes de sair do seu local de partida

A cultura de hostel pode sim nos trazer hóspedes que ainda não haviam feito uma reserva, mas de acordo com dados, pelo menos 70% dos viajantes realizam todo o processo da reserva antes mesmo de sair de casa (ou da cidade em que já estava visitando). Geralmente, esse processo é realizado exclusivamente pela internet, seja através das OTAs, seja através de reserva direta no site do hostel.

Preparar o seu site para receber essas pessoas, com estratégias específicas de gatilhos mentais e com um bom motor de reservas, é crucial para se destacar e transformar visitantes em hóspedes.

A gestão do seu hostel, inclusive, pode melhorar ainda mais com a utilização de softwares especializados. A hqbeds, por exemplo, oferece um sistema integrado com as principais OTAs do mercado, além de recursos que auxiliam seu trabalho e de seus colaboradores, para assim melhor atender hóspedes e fornecedores.

E aí, gostou das dicas? Não esqueça de compartilhar nossos conteúdos com seus amigos e outros hosteleiros! 🙂

Imagens: Unsplash.

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Marcus Paulo Natural de Foz do Iguaçu e publicitário por formação, esteve a frente por quase quatro anos da recepção do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Ama esse life style e agora compartilha suas experiências na hqbeds.

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