15 de abril de 2019 Maira Carvalho

Google Negócios: Porque usar e como começar

Você com certeza já usou o Google Negócios sem perceber – procurando por “farmácias 24h em (bairro)” ou “papelaria na Zona Oeste”, talvez. Como parte dos resultados, apareceu uma tela ao lado ou abaixo dos resultados com sugestões de estabelecimentos e um mapinha – ou mesmo as informações de um negócio específico?

Talvez algo assim.

Ou assim.

Parabéns! Você usou o Google Negócios sem nem saber.

O que é o Google Negócios

Nem todas as buscas na internet são por artigos de blog ou notícias – às vezes, queremos saber o horário de funcionamento de um estabelecimento, o endereço e como chegar lá, ou o telefone, e talvez saber se outras pessoas tiveram experiências negativas ou positivas por lá.

Esse tipo de pesquisa é chamada de Local Search ou Busca Local.

O Google Negócios é uma plataforma criada para facilitar este tipo de busca, centralizando as informações de maneira fácil e intuitiva e permitindo aos donos dos estabelecimentos locais ter acesso e controle dessas infos, tornando-as mais confiáveis e mais seguras.

Quais são as vantagens de usar o Google Negócios

Fazer parte do Google Negócios é praticamente obrigatório, hoje em dia.

Aumentar seu alcance e destaque nas buscas do Google

Uma das boas práticas no marketing é sempre diminuir o caminho que o visitante percorre até chegar na informação desejada. Em cada clique ou formulário entre o visitante e a informação desejada, pessoas desistem e abandonam a página. Por isso, colocamos o que é mais importante na frente, da maneira mais direta possível.

O Google Negócios faz exatamente isso – no lugar de ter que buscar no Google, depois clicar em um link, depois procurar a informação na página, talvez até indo para outro link, a pessoa consegue ter acesso imediato à informações relevantes sobre o negócio.

Além disso, o principal resultado de aparecer com destaque na busca é atrair mais cliques e mais potenciais clientes, trazendo para sua marca uma maior autoridade – afinal, as pessoas tendem a confiar mais nos primeiros resultados no Google.

Se quiser ler mais sobre aparecer no Google, temos um artigo sobre isso.

Colocar fotos no seu perfil também o torna ainda mais atrativo! Incentive seus hóspedes a deixar reviews positivas e fotos para mostrar o melhor da sua propriedade. De acordo com o Google, “empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas”.

Interagir com clientes e potenciais clientes

No Google Negócios, as pessoas podem deixar reviews e comentários sobre a experiências que tiveram, atribuindo de uma a cinco estrelas. Já falamos no blog sobre ler reviews para identificar problemas e validar ideias. Reviews podem ser um diagnóstico e um alerta importante para você pensar o funcionamento da sua operação e seus próximos passos.

Mas não só isso! Essa é uma excelente oportunidade de se aproximar dos seus hóspedes e potenciais hóspedes. Encare seu Google Negócios como uma vitrine para o mundo. Fique de olho nos feedbacks e responda a todos comentários prontamente!

Isso mostra para o público que você está atento ao feedback, disposto a ouvir, e rápido para resolver quaisquer situações que surjam. Nunca entre em discussões públicas – responda cordialmente e fale no privado sobre quaisquer desentendimentos ou críticas.

Maior visibilidade no Google Maps e Waze

Já parou para pensar que o Google Maps e o Waze também funcionam como mecanismos de busca? Quando o endereço ou proximidade são o mais relevante, procurar diretamente em um aplicativo de mapas ou navegador GPS é a solução mais prática.

Essa oportunidade é pouco explorada. Por isso, é super importante estar no Google Negócios e ajustar todas as suas informações básicas: endereço correto e localização no mapa, horário de funcionamento, contato, redes sociais, e o site da sua empresa – isso atualizará automaticamente sua propriedade nesses aplicativos!

Ter acesso a dados concretos

Para tomar boas decisões, é fundamental se basear em dados concretos. Ao usar o Google Negócios, você vê como os clientes pesquisam sua propriedade e qual o perfil demográfico desse público, além de saber quantos deles ligaram para o telefone disponível.

A propósito, sabendo quantas pessoas ligaram para sua recepção, você consegue dizer quantas delas realmente fizeram uma reserva? Deixo essa reflexão.

O relatório mensal pode ser um momento para novos insights e para entender se suas estratégias estão funcionando ou não.

Como criar sua conta no Google Negócios

  1. Acesse o site do Google Negócios com sua conta Google.
  2. Cadastre o nome da sua propriedade e adicione o local.
  1. Cadastre o tipo de negócio. Há várias sugestões, se procurar por “hotel” ou “albergue” – escolha a que mais se adequa ao estilo da sua propriedade.
  1. Coloque as informações de contato.
  1. Clique em concluir!

Em outro momento, você precisará confirmar seu endereço, colocando o código que o Google lhe enviará por correio. Quando isso acontecer a página estará totalmente vinculada à sua conta e você terá controle total!

Como funciona o Google Negócios

A tela inicial de Google Negócios é bastante intuitiva, e a plataforma oferece uma tour para iniciantes. Você tem acesso às suas postagens, informações básicas, avaliações de usuários, insights analíticos, dentre outros Veja só:

Baixe o aplicativo no celular, seja no Android ou no iTunes e veja quando alguém postar uma foto ou comentário. Você pode mesmo acrescentar na sua rotina diária um momento rápido para checar como está o seu perfil e responder as reviews!

Estar no Google Negócios é simples, rápido e essencial para manter sua propriedade com destaque para potenciais hóspedes. O que você está esperando para criar seu perfil? Teve alguma dúvida? Conta pra gente. Quem sabe isso não vira um novo post!

Tagged: , ,

About the Author

Maira Carvalho
Maira Carvalho Consultora de marketing, apaixonada pelo meio digital e comediante de boteco. Na hqbeds, veio falar de marketing digital, redes sociais, empreendedorismo e inovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *