8 de janeiro de 2020 Marcus Paulo

Google Meu Negócio: conheça a importância e saiba como usá-lo para divulgar seu hostel na internet

Você sabe como usar o Google Meu Negócio para gerar vendas diretas em seu hostel? Se ainda não a usa, vamos lhe contar um pequeno segredo: essa ferramenta tem um grande poder de competitividade e pode garantir até mesmo que o seu hostel esteja na frente das OTAs em pesquisas no Google!

Poucos hostels realmente sabem a importância dessa plataforma, e muitos até mesmo não a usam. Nesses casos, além de perder oportunidade de vendas, elas também podem estar correndo alguns riscos.

Quer descobrir, afinal, como usar o Google Meu Negócio e transformá-lo em um forte auxílio para suas vendas? Confira as dicas da hqbeds!

O que é Google Meu Negócio?

Primeiro, precisamos entender o que é o Google Meu Negócio (business.google.com), também conhecido como Google My Business. É muito possível que você já tenha se deparado com algum perfil de empresa dessa plataforma ao pesquisar por ela no Google.

Nesse perfil, você certamente encontrou a maioria das informações da empresa, como telefone, site e até mesmo o endereço. E esse é o papel do Google Meu Negócio!

Através dele, você facilita para o hóspede o acesso a informações importantes, que podem guiá-lo para uma reserva direta.

E como essa ferramenta é do próprio Google, ter um perfil nela pode facilitar que o seu nome apareça nas principais pesquisas relacionadas ao seu ramo, principalmente se você seguir os passos que vamos ensinar neste post.

Perfis no Google Business aparecem antes dos links das OTAs

Sabe qual a verdadeira maior vantagem do Google Meu Negócio? O seu hostel finalmente consegue ganhar poder de competitividade em relação às OTAs, e aparece na frente delas em pesquisas no Google.

Essa é uma maneira de você parar de perder reservas diretas para as agências e ganhar destaque em pesquisas do Google. Mas não esqueça, também, que aparecer na pesquisa do Google é apenas o primeiro passo: o seu site precisa estar bem estruturado e otimizado.

Leia também: Conheça 7 pontos de atenção para melhorar o site do seu hostel

Como cadastrar empresa no Google?

Criar o perfil no Google Meu Negócio (business.google.com) é gratuito e simples, mas exige atenção em alguns detalhes. Mais do que isso: é crucial que, além de criar o perfil do hostel, você também acompanhe possíveis comentários e avaliações dos hóspedes.

Dentre as informações exigidas, lembre de guardar o e-mail e senha da conta em que foi criado o perfil, porque é através dele que você administrará as informações no futuro.

Além disso, são pedidos imagens, endereço e horários de funcionamento. Essas informações serão apresentadas para os clientes, então preencha tudo com cuidado.

Como usar o Google Meu Negócio a favor do seu hostel?

Agora que você já sabe que fazer o cadastro no Google Meu Negócio é simples, deve estar se perguntando como torná-lo uma ferramenta eficiente para o hostel, não é mesmo? Não é tão difícil quanto parece, mas, como já dissemos, exige cuidado em detalhes específicos.

  1. Preencha todos as informações de seu hostel no Google Meu Negócio

Já falamos como é importante que preencher todas as informações solicitadas, mas esse processo pode ser ainda mais importante do que você imagina.

Ao contrário do que você pode pensar, qualquer pessoa pode adicionar ao perfil do seu hostel no Google Meu Negócio informações como telefone, endereço e outras. Para evitar problemas e até mesmo fraudes, é crucial que você coloque essas informações primeiro!

E, não se preocupe… caso tenha verificado que outra pessoa já adicionou seu hostel no Google Meu Negócio, e colocou informações erradas, você pode solicitar o direito de administrar o perfil e modificar as informações.

  1. Insira palavras-chave na descrição e títulos das imagens usadas

A ferramenta permite que você crie uma pequena descrição para seu negócio. Essa é uma boa oportunidade para incluir as principais palavras-chave do seu hostel, aproveitando para rankear em pesquisas do Google.

Outra dica importante, que pode fazer toda a diferença, é você otimizar também os nomes das imagens que usará no perfil do Google Meu Negócio.  Ao invés de usar imagens com nomes como “IMG0100”, renomeie a imagem com as palavras-chaves do seu hostel.

hqbeds

  1. Lembre-se de usar boas imagens e contar sobre a estrutura do hostel

E, falando em fotos, vale lembrar a importância de usar imagens em boa resolução e tiradas em ângulos que favoreça seu hostel. Contratar um profissional para fazer isso, muitas vezes, vale muito a pena.

Boas fotos da piscina, quartos, cozinha e até mesmo dos hóspedes confraternizando no bar do hostel, muitas vezes, determinam se o hóspede vai optar pelo seu estabelecimento ou pela concorrência. Então capriche!

  1. Fique atento e responda todos os comentários

Você responde os comentários de hóspedes em suas redes sociais? Pois deveria! E o mesmo deve ser feito também no Google Meu Negócio, só que com ainda mais cuidado.

Imagine que o seu perfil na ferramenta é um cartão de visita. Se você não responde aos comentários – sejam eles críticas ou elogios -, a imagem que o visitante terá de seu hostel é de total descaso com os hóspedes.

Da mesma forma, responda da melhor forma possível as possíveis dúvidas que aparecerem nos comentários em seu perfil.  

  1. Use o botão de reservas do Google

O Google ainda não disponibiliza um botão de reservas de diárias, como as OTAs. Porém, ele já tem botão de reservas de serviços, como aluguel de espaço para casamento, e seu hostel pode se aproveitar disso!

Se o hostel possui um lugar bacana, que dá para alugar para festas e eventos, disponibilize isso através da ferramenta. E se você ainda possui outros serviços, divulgue também!

  1. Faça posts com atualização do hostel ou da região

Essa novidade começou a ser disponibilizada no inicio de 2019. Da mesma forma que faz publicações em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, seu hostel poderá também fazer postagens para difundir conteúdos ricos para seus clientes em potencial, como dicas do que fazer na região ou até mesmo uma lembrança para a festa de carnaval que acontecerá no seu hostel.

Agora fique atento pois esses posts ao precisarem ser editados não mudam no mesmo momento, mas diferente de outras redes é possível editar até mesmo a imagem publicada.

E então, gostou de nossas dicas de como usar o Google Meu Negócio? Se você gostou e está ansioso para botar tudo em ação, continue acompanhando os novos conteúdos da hqbeds com várias dicas para aumentar o fluxo de reservas diretas em seu hostel! 🙂

Imagens: Unsplash.

Tagged: , , , ,

About the Author

Avatar
Marcus Paulo Natural de Foz do Iguaçu e publicitário por formação, esteve a frente por quase quatro anos da recepção do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Ama esse life style e agora compartilha suas experiências na hqbeds.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *