3 de janeiro de 2020 Karin Nisiide

Melhore sua gestão organizando sua propriedade em 2020

2020 chegou! E com ele recebemos mais uma alta temporada de braços abertos.

Uma nova década, onde cada vez mais a palavra tecnologia está em evidência. 

A pergunta é: com todas essas novidades tecnológicas, será que os gestores de hostel estão se comunicando mais e melhor? Que uso estão fazendo de toda essa conectividade? Estão utilizando a tecnologia para melhorar seus processos e sua gestão?

Muitos donos de hotel, hostel e pousada trabalham da mesma forma desde que abriram. Não abrem mão dos seus caderninhos, dos seus processos metódicos, da máxima “se está dando certo, pra que mudar?”.

Mas mudar é preciso. Se adaptar ao novo mercado, às novas tecnologias. O mercado hoteleiro já não existe sem o auxílio de boas soluções tecnológicas. Quem não se ajusta a essa realidade, investindo em tecnologia na hotelaria, acaba sendo “engolido” pelo mercado. 

Nesse contexto, listamos aqui algumas coisas para você revisar na sua propriedade em 2020, utilizando das novas tecnologias, para que você não fique para trás no mercado.

Revise suas OTAs

As OTAs estão vindo ainda com mais força. Elas não querem mais apenas vender acomodações. A nova proposta de muitas OTAs é ser uma espécie de “guia virtual” que, além de mostrar o que o destino tem de melhor, também vai vender essas atrações. Estes players estão trabalhando para vender não só aéreo e hotel, como também reservas de restaurantes, passeios e vouchers de atrações locais.

Dentro desse contexto, nossas propriedades serão ainda menos expressivas, dentro de um mundo de possibilidades oferecidas em uma mesma plataforma.

As OTAs ainda são nosso melhor canal de vendas, nossa vitrine online, portanto deixe sua vitrine o mais atrativa possível. Atualize todas as suas OTAs e coloque o máximo de informações possíveis.

Invista em fotos atualizadas

Você fica horas buscando a propriedade perfeita para passar as férias. Encontra aquele lugar lindo, bem cuidado, limpo. Quando chega no local, é aquela decepção: as fotos não condizem com a realidade. Quem nunca passou por isso?

Sabemos que existe a deterioração natural de toda propriedade, que algumas mudanças são inevitáveis, mas seja o mais transparente possível na comunicação com seu hóspede.

Invista em um bom fotógrafo para fazer fotos atualizadas da sua propriedade, para evitar possíveis reclamações e decepções. 

Revise suas estratégias para conversão de reviews

A opinião de terceiros — o famoso “boca a boca” — sempre nos influencia de alguma forma no momento de fechar uma reserva, não é mesmo? E quando falamos em estratégias de marketing, os reviews surgem como uma opção para as empresas que querem aumentar sua credibilidade, passar confiança ao cliente e aumentar a conversão de reservas.

Comece o ano investindo um tempo para “ouvir” seus clientes. Leia todos os reviews desde julho de 2019 e veja se todas os problemas citados foram sanados. Se ainda não foram, invista seus esforços nisso!

Além disso, você deve concentrar seus esforços em tentar receber mais reviews. Com a ferramenta Mailing, da hqbeds, você consegue automatizar seus e-mails e enviar um e-mail de despedida em cada check out. Você poderá agradecer a preferência e aproveitar o gancho para solicitar o preenchimento de reviews nas suas principais redes de comunicação, como tripadvisor, google, facebook, etc, aumentando assim seu ranqueamento.

Leia também: Como responder a avaliações de seus hóspedes

Organize seu estoque

O controle de estoque é como controlar seu caixa: funciona como um termômetro da sua operação e, quando os números batem, indica que tudo corre bem. 

Quando as discrepâncias são grosseiras, recorrentes ou injustificáveis, um controle de estoque frequente e bem ajustado permite que se trace o caminho de volta até o responsável pelo problema.

Controlar o estoque também garante que você não deixe dinheiro parado em produtos que nunca saem.

Relatórios objetivos e sistematizados, como os que você consegue gerar com hqbeds, permitem que você acompanhe seu hostel à distância sem que necessariamente precise abrir a porta da despensa para descobrir o que pedir ao seu fornecedor de bebidas ou outros produtos.

Comece o ano novo gerenciando seu negócio de maneira inteligente e profissional. Invista seu tempo em fazer o controle do seu estoque, e utilize das ferramentas existente para facilitar essa gestão.

Leia também: Como o controle de estoque pode garantir melhores vendas

Reveja suas redes sociais

Todos os meios de hospedagem estão buscando alternativas para o contato mais direto e estreito com seu público. E uma das formas mais fáceis de fazê-lo é através de plataformas como Facebook, Instagram, Pinterest, etc. 

O ambiente digital proporcionou um canal de comunicação e de venda 24 horas, oferecendo a todos os tipos de estabelecimento uma visibilidade enorme para aqueles que sabem usufruir dessas ferramentas.

Por meio das mídias sociais e serviços de geolocalização, a busca por conteúdo foi potencializada.

Nesse ano que entra, invista em conteúdos relevantes ao seu público alvo, utilizando as mídias sociais para interação com o cliente. Lembre-se de que elas não são canais unilaterais e têm respostas muito mais rápidas que outras mídias, então invista nessa interação para atrair mais reservas diretas.

Leia mais: Redes Sociais são como o Google, entenda como aparecer nas buscas

Utilize um software de gestão de propriedade

Já foi-se o tempo em que o gestor de hostel, hotel ou pousada utilizava planilhas e caderninhos.

Mesmo em estabelecimentos pequenos, os softwares de gerenciamento hoteleiro, ou PMS (property management system) se tornaram requisito básico em qualquer operação, porque trazem eficiência, segurança e agilidade no atendimento.

O hqbeds é um sistema brasileiro, completo, intuitivo e totalmente online. De onde você estiver, você pode acompanhar o seu negócio, gerenciando funcionários, turnos e oferecendo uma maior segurança ao seu caixa, estoque e financeiro.

Uma ferramenta completa para turbinar sua administração.

Comece 2020 com o pé direito! Organize sua casa e tenha uma gestão mais eficiente. =)

Tagged: , ,

About the Author

Karin Nisiide
Karin Nisiide Proprietária do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Startup Update your hostel! Arquiteta e urbanista por formação, largou tudo para trabalhar com turismo. Ama viajar e sempre que pode está visitando e conhecendo hostels pelo mundo afora, para escrever as histórias de sucesso do Mochilão da hq!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *