6 de fevereiro de 2020 Marcus Paulo

Fotos para redes sociais: conheça as dicas da hqbeds para fazer seu hostel se destacar

Que seu site é a vitrine de vendas do seu hostel, você já sabe. E se você quer causar uma boa impressão e convencer o visitante a fazer uma reserva, um dos primeiros passos é encantá-lo através de fotos bem feitas do seu estabelecimento e também da região que o cerca. 

As fotos são cruciais na hora do usuário escolher onde pretende se hospedar, pois a partir dali ele se permite olhar outros quesitos importantes, como valor, depoimentos e diferenciais. Ou seja, se antes de tudo você não o conquista com as fotos, terá muito mais dificuldades de convencê-lo a fechar a reserva com seu hostel.

E, por incrível que pareça, todo hostel e pousada (de estabelecimentos pequenos àqueles maiores) pode ter imagens daquelas de tirar suspiro de quem vê. Para ter fotos lindas nem sempre é necessário investir em uma câmera ou contratar os serviços de um profissional, e é possível ter imagens incríveis com um celular/smartphone.

Porém, para isso, é necessário usar algumas técnicas e trabalhar bem com o cenário que você possui, além de possuir noções básicas de fotografia. Quer descobrir alguns artifícios simples para começar a tirar fotos surpreendentes com seu celular? Confira!

Quais as fotos mais relevantes?

Alguns hosteleiros ainda possuem dúvidas sobre o que devem fotografar para encantar futuros hóspedes. A verdade é que muitas coisas no seu hostel podem virar boas imagens, seja para o site ou para as redes sociais.

É preciso ter em mente que boas fotos podem transformar mesmo um lugar que parece simples em algo atrativo, se for usado o ângulo certo. E, também, que o seu hóspede está atrás de imagens que convençam ele de que seu hostel vai proporcionar uma estadia confortável e gratificante.

Por isso, não tire fotos apenas dos quartos e recepção: mostre o café da manhã, a fachada do hostel, a área de lazer, a piscina, jardins e outras áreas externas. Exponha todos os locais de interesse geral dos visitantes, e, principalmente, apresente em imagens aquilo que difere o seu estabelecimento dos concorrentes.

Aproveite esses ambientes para fazer boas fotos, com ângulos que favoreçam os locais de maneira atrativa:

  • Quartos (principalmente);
  • Fachada;
  • Recepção;
  • Área de lazer;
  • Café da Manhã;
  • Cozinha;
  • Bar;
  • Jardins e área verde.

Como usar bem as fotos na estratégia de Marketing do hostel?

As fotos tem um grande poder na hora de despertar o interesse do usuário, além de ser um prévia do que ele vai encontrar ao chegar no estabelecimento. Elas são tão importantes para os hóspedes que em uma pesquisa realizada pelo TripAdvisor, mostrou que o primeiro elemento que motiva uma pessoa a escolher um hostel são as imagens.

Por esse motivo, fazer o uso correto das imagens do seu hostel, tanto nas redes sociais quanto no site, é imprescindível.  Logo na entrada do site do seu hostel, escolha as imagens que os visitantes mais gostam de ver como: entrada, quarto, café da manhã e piscina.

Uma delas é colocar no slide da capa do hostel uma foto do café da manhã ou comidas que o restaurante do seu hostel oferece durante os horários em que as pessoas costumam fazer refeições, por exemplo, foto do almoço a partir das 12:00 hrs. 

hqbeds

Guia simples: dicas fáceis para fotografar seu hostel

Até agora, falamos um pouquinho sobre o que você pode fotografar e como você pode usar as fotos para gerar ainda mais vendas, mas ainda não mostramos o que você provavelmente quer saber: qual, afinal, o segredo para tirar boas fotos com o celular?

Para que uma foto saia perfeita, próxima às fotografias profissionais, é preciso estar atento a alguns detalhes que transformam qualquer foto. Algumas técnicas e métodos são usados por fotógrafos profissionais e podem ser replicadas por você.

Melhor ângulo

Tenha sempre em mente: ângulo é tudo! Se você souber explorar bem os ângulos, simples fotos de celular podem ser grandes registros fotográficos. O ângulo ajuda a escolher o melhor ponto de visão da imagem.

Existem três tipos de ângulos: plongée, contra plongée e normal.  

  • Plongée: Conhecido também como ângulo alto. É quando a fotografia é tirada de cima para baixo, passa a sensação de algo diminuto.
  • Contra Plongée: Conhecido como ângulo baixo. É quando a foto é tirada de baixo pra cima, passando uma sensação de grandiosidade.  
  • Normal: Esse é o ângulo na altura dos olhos, sendo também o mais comum ao tirar fotos.

Use o foco da câmera

Talvez você não saiba, mas é possível ajustar o foco da câmera do celular, e isso é essencial para que as fotos fiquem nítidas e você dê ênfase aquilo que quer mostrar. É preciso ajustar o foco para que a câmera capte bem os objetos que você quer mostrar.

Lembre-se, uma imagem sem foco não possui qualidade. O foco de uma fotografia pode estar em: primeiro plano, segundo plano ou foco geral.

  • Primeiro Plano: Quando o objeto da frente está focado, ou seja, aparece nitidamente e o cenário do fundo tem um desfoque ficando turvo.
  • Segundo Plano: Quando o objeto da frente está turvo – fora de foco – , estando portanto desfocado e o cenário do fundo está nítido.
  • Foco Geral: Quando toda a imagem está nítida, sem desníveis de foco.

O foco de uma fotografia funciona como o olho humano, quando direcionamos e mantemos nosso olhar em algo que está próximo, tudo que está em volta perde o foco. O mesmo acontece quando olhamos para algo distante, tudo que está perto fica difuso.

Leia também: Conheça a Lei de Direitos Autorias e saiba como trabalhar com ela em seu hostel

Arrumação do ambiente

Organize as coisas, faça uma arrumação atrativa e esconda as imperfeições. O que vai aparecer e a forma que isso será mostrado na imagem faz toda a diferença na hora de uma boa foto.  

Limpeza da lente

Primeiramente é preciso verificar as condições do equipamento que vai ser usado, ou seja, se a câmera do smartphone não está arranhada ou até mesmo suja. Isso irá influenciar muito na qualidade da foto — e você não imagina o quanto!

E, acredite, limpar um pouco a lente do celular antes de tirar a foto pode fazer grande diferença, principalmente se você não tem o costume de limpá-la.

Iluminação

Um grande fator que pode destruir ou melhorar muito uma foto é a iluminação. Quando o ambiente apresenta falta de luminosidade a câmera tenta melhorar a imagem e com isso há a perda da qualidade e ruídos que danificam a foto.

Agora, se no ambiente há uma iluminação correta, preferencialmente natural, a qualidade da imagem muda completamente, pois a câmera consegue captar todo o conjunto sem muito esforço.

Opte por lugares com iluminação natural ou com janelas para que isso possa favorecer a fotografia na hora de ser registrada.  

Enquadramento

Um dos princípios básicos de fotografia é a regra dos terços, que pode ser habilitado  na maioria dos celulares. Na tela do celular aparece vários quadrados divididos em duas linhas horizontais e duas linhas verticais, como em um jogo da velha. O quadrado do meio é onde os itens que desejam ser fotografados devem ficar, fazendo do resto uma composição da  imagem.

Qualidade da câmera

Antes de pensar em toda a estrutura da foto, primeiro é preciso escolher o equipamento ideal. As câmeras dos smartphones variam de celular para celular, sendo então umas melhores que as outras.

Portanto, é preciso primeiro saber das qualidades e limitações do smartphone escolhido para que seja possível tirar o máximo de proveito em boas imagens.

Para saber se a câmera do celular tem uma boa qualidade, nitidez, definição das cores, distância focal, você pode conferir as características do smartphone ou até mesmo procurar opiniões sobre ele na internet.

Evite usar o Zoom

Evite a utilização do zoom. Diferente das câmeras profissionais, o zoom apresentado nos aparelhos smartphones recortam a imagem ao invés de aproximar do objeto, isso muitas vezes reduz a qualidade da imagem. Por isso, é melhor chegar mais perto e fazer a foto.

Equilíbrio

Uma foto não existe sem sustentação. Pois de nada vai valer se ao conseguir atender a todas as dicas acima, a mão tremer no momento de finalmente bater a fotos, sem conseguir sustentar a imagem.

Se isso for uma dificuldade, existem tripés para celular que vão ajudar muito a manter essa estabilidade da câmera, pois os celulares possuem obturadores – tempo para bater a imagem – mais demorados.

E aí, gostou das dicas? Agora é só segui-lás e fazer fotos incríveis em seu hostel! Aproveite e continue acompanhando todas as novidades da hqbeds aqui no nosso blog! 🙂

Imagens: Unsplash.

Tagged: , , , ,

About the Author

Avatar
Marcus Paulo Natural de Foz do Iguaçu e publicitário por formação, esteve a frente por quase quatro anos da recepção do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Ama esse life style e agora compartilha suas experiências na hqbeds.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *