28 de novembro de 2019 Marcus Paulo

Newsletter: descubra como utilizá-la para engajar e fidelizar clientes

Pensando em manter um bom relacionamento com seu cliente, conquistando a simpatia ao oferecer, além do produto, um conteúdo de qualidade? A newsletter é um modelo de comunicação bastante eficaz e de baixo custo, com maiores taxas de retorno, ideal para ajudar na fidelização de hóspedes. Quer saber como utilizá-las em seu estabelecimento? Se liga nas dicas da hqbeds!

Também conhecida como boletim informativo, uma newsletter trata-se de uma publicação com conteúdo e comunicação visual atrativa. Possui muitos elementos de jornais e revistas, podendo ser também impressa, mas atualmente é mais utilizada na forma eletrônica, enviada por e-mail. Afinal, sustentabilidade caminha ao lado de uma boa comunicação! 😛

Conteúdo relevante é a cereja do bolo

De acordo com pesquisa da organização We Are Social, o Brasil está no topo do ranking quando o assunto é o tempo utilizado na internet. O brasileiro gasta em torno de 5 horas por dia conectado a computadores e 3 horas 55 minutos em dispositivos móveis, em média.

Além de recursos online, muitas empresas bombardeiam seus clientes em potencial ou fidelizados com chamadas de vendas via SMS. E é claro que isso não é mais visto com bons olhos! O consumidor dos dias atuais está cansado de tanta falta de privacidade e não mais tolera contato de empresas com explícita intenção de venda. Ele precisa sentir que seus interesses são valorizados. E isso não é diferente no ramo da hotelaria.

Para isso, o marketing de conteúdo é um ótimo caminho para criar um relacionamento mais duradouro. E a newsletter enviada via plataforma de e-mail marketing é uma das ferramentas mais simples e com alta taxa de retorno para se fazer isso.

E como a newsletter ajuda na conversão de leads?

Agora você já entendeu que conteúdo é tudo, e que a newsletter é um ótimo caminho para levar informações com assuntos que despertem o interesse do público em questão.

E o mais importante: não de forma aleatória e/ou massificada, mas entregue para pessoas que escolheram receber determinados tipos de conteúdos de seu hostel, hotel ou pousada. E é possível descobrir isso quando preenchem seu cadastro fornecido via formulário online.

Aí está o pulo do gato para não se tornar um spam: clientes e leads só vão receber conteúdo que concordaram em receber e que realmente os interessa. Sendo assim, as taxas de abertura e conversão vão ser muito maiores do que em uma comunicação simplesmente massificada.

hqbeds

De olho na periodicidade

Faça com o que seu cliente ao pensar em determinado tema lembre-se do seu estabelecimento como primeira opção. Para fixar o nome da sua empresa como a número um em determinado segmento na mente dele é importante que o envio da newsletter seja periódico, e que tenha uma estrutura gráfica e de conteúdo minimamente pré-definida.

A partir do momento que seu leitor recebe conteúdo que o interessam cria expectativa e segurança sobre os próximos e-mails que serão enviados, o que faz aumentar o interesse e também indicá-lo para outros possíveis hóspedes.

Leia também: Cursos de idiomas online para aperfeiçoar ou aprender uma nova língua

Monitorar para evoluir sempre

Observar taxas de abertura e conversão ajuda a dar um panorama geral de cada campanha. Mas estar atento na forma como alguns clientes se comportam, e quais palavras-chaves relacionadas ao seu negócio geram mais engajamento, pode dar boas ideias sobre o que mais interessa ao seu público alvo.  Mantenha o foco nos padrões e mudanças de comportamento das pessoas que almeja atingir.

Importante: conteúdo, segmentação, periodicidade e monitoramento fazem da sua newsletter o sucesso na comunicação do seu negócio.

Curtiu as dicas? Aproveite e compartilhe com quem também busca uma boa comunicação online com seus hóspedes!

Imagens: Pexels.

About the Author

Avatar
Marcus Paulo Natural de Foz do Iguaçu e publicitário por formação, esteve a frente por quase quatro anos da recepção do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Ama esse life style e agora compartilha suas experiências na hqbeds.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *