18 de junho de 2020 Karin Nisiide

Como processos automatizados impactam no atendimento ao cliente

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O atendimento ao cliente é um setor essencial para o sucesso de qualquer empresa, e no setor de hospedagem ele é ainda mais importante. Por este motivo, processos automatizados por meio da automação é uma alternativa extremamente atrativa para conseguir destaque em um mercado cada vez mais disputado.

As inovações tecnológicas e a presença massiva da internet no nosso cotidiano contribuem cada vez mais para os processos de uma organização, seja agilizando a produtividade, reduzindo custos, integrando setores e minimizando (ou até eliminando) riscos de erros.

Melhorar os processos tornando esse setor mais dinâmico, produtivo e eficiente, significa levar ainda mais satisfação para o consumidor e lucratividade para a empresa.

Hoje vamos falar sobre os benefícios da automação no atendimento ao cliente, mostrando as vantagens que esse processo pode trazer para o seu negócio. Confira!

Organização dos processos operacionais

A base para garantir uma experiência inesquecível para o hóspede está em saber como gerenciar todos os processos que acontecem em diferentes áreas da empresa.

Uma empresa moderna e conectada passa aos seus públicos – interno e externo – uma boa impressão profissional, e ganha mais credibilidade que os concorrentes que não se atualizaram. Dessa forma, ter os processos automatizados do seu hostel é um passo fundamental para o crescimento da sua empresa.

Integração de informações entre OTAs, hostel e funcionários

Tanto nas pequenas pousadas e hostels, quanto nos grandes hotéis, a integração de informações da propriedade com as OTAs é essencial para quem deseja aumentar as vendas e fortalecer a distribuição.

O channel manager é a ferramenta que automatiza essa gestão, de forma eficaz, minimizando erros manuais e otimizando o tempo dos colaboradores e da gerência.

Quando você escolhe o sistema correto, o channel manager pode aumentar as suas reservas e ajudá-lo a gerar mais receita para sua propriedade.

Aumento de produtividade e agilidade no atendimento

Para atender a todos os clientes com eficiência, garantindo que desde a recepção no hostel até a saída todos tenham uma boa experiência, é necessário modernizar o atendimento, utilizando ferramentas de qualidade para gerir a empresa.

Todos os setores do seu hostel, hotel ou pousada se beneficiam com a automação, através de um sistema de gestão. 

Desde a recepção à governança, passando pelo bar, restaurante e setor de reservas, a automação hoteleira pode tornar as etapas mais simplificadas e livres de burocracias que podem comprometer o trabalho diário. Como consequência, sua equipe terá um aumento de produtividade e mais agilidade nos processos. 

Essa melhoria só é possível quando existem ferramentas que agilizam o processo operacional e fornecem relatórios eficientes para análise dos cenários e identificação dos pontos a serem otimizados.

Possibilidade de cross-selling nos processos automatizados

Também conhecido como venda cruzada, o cross-selling, na perspectiva do ramo hoteleiro, é uma técnica que implica a venda de um produto ou serviço adicional que não está diretamente relacionado com a compra que o cliente efetivou, mas que poderá satisfazer as suas necessidades. 

Com o uso de um software de gestão, por exemplo, você pode fazer uso da automação de mensagens, aumentando seu ticket médio por meio de vendas de produtos ou serviços adicionais. 

Alguns sistemas possuem ainda, dentro do seu motor de reservas, um campo para venda dos seus produtos ou serviços adicionais, que podem ser agregados às reservas pelo hóspede na própria confirmação da reserva.

Segurança das informações

Os clientes estão ficando cada vez mais atentos às questões de privacidade e segurança da informação, e tendem a não compartilhar seus dados mais pessoais – como os bancários – se não sentirem plena confiança no serviço oferecido. É comum para hostels e pequenas empresas terem no compartilhamento de dados uma enorme barreira para a conversão de novos clientes. Por isso a importância em ter um software seguro e confiável.

A automação é requisito básico para operações com eficiência, segurança e rapidez no atendimento. 

Central de Reservas mais ativa

O momento da reserva é, por muitas vezes, o primeiro contato do hóspede com o hostel.  A automação hoteleira pode tornar essa etapa mais simplificada, livre de burocracias que podem comprometer a conversão. 

Softwares de gestão hoteleira otimizam a jornada de compra do seu hóspede, facilitando a coleta de dados. Todas as informações são repassadas automaticamente para o departamento de vendas. 

Aliados ao uso de channel managers ou gestores de canais, e motores de reserva próprios, seu software fica ainda mais potente. Essa integração facilita a vida do departamento de vendas, que passa a contar com a sincronização de disponibilidade de apartamentos e camas e a importação de reservas para o PMS.

Processos automatizados: a oferta do que o hóspede realmente precisa

Através da coleta de dados dentro dos processos automatizados, você pode focar exatamente no que o hóspede precisa. 

Um exemplo disso é o check-in online, que pode ser configurado para receber informações, como preferências do hóspede, procedência ou destino posterior. Essas informações podem ser usadas para um possível cross-selling, onde você poderá ofertar exatamente aquilo que o hóspede busca, aumentando seu ticket médio, e em consequência, tendo um maior faturamento da sua empresa.

A automação do seu hostel, hotel ou pousada é um investimento que melhora significativamente a experiência do hóspede em todas as etapas da estadia. Com ela, o gestor desafoga sua equipe, deixando os colaboradores livres para focar na melhoria da qualidade do atendimento e na conversão de novos hóspedes. 

Sabemos que o uso da  tecnologia é  importante para aumentar o nível de satisfação do hóspede. Mas os  funcionários ainda são os grandes responsáveis por oferecer experiências únicas aos seus clientes. 

Por isso, o uso de um software de automação dos processos vai ajudar a sua equipe a fazer o que é mais primordial: encantar os seus hóspedes. Cordialidade, simpatia e a boa vontade para receber ainda são um dos principais aspectos notados por quem se hospeda em seu estabelecimento, e aliados à ferramenta correta, fazem toda a diferença em uma gestão mais assertiva.

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About the Author

Karin Nisiide
Karin Nisiide Proprietária do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Startup Update your hostel! Arquiteta e urbanista por formação, largou tudo para trabalhar com turismo. Ama viajar e sempre que pode está visitando e conhecendo hostels pelo mundo afora, para escrever as histórias de sucesso do Mochilão da hq!

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