20 de março de 2020 Karin Nisiide

Como melhorar seu hostel durante a quarentena

Começou a quarentena. Muitos hostels optaram em fechar suas portas temporariamente, seja por solicitação oficial, por cuidado ou mesmo medida de contenção de gastos, e outros optaram por manter a demanda de hóspedes enquanto ela houver, mas com os devidos cuidados, como por exemplo diminuir a ocupação dos quartos, aumentar o cuidado com a higiene, etc. Mas provavelmente, em um período curto de tempo, todos os hostels terão que fechar suas portas.

O fato é que, a partir de agora, todos teremos, e muito, tempo livre.

Muitos gestores reclamam da falta de tempo para implementar as ações que gostariam dentro do hostel.

Nessa época de incertezas, devemos tentar ser otimistas e nos ocupar de fazer aquelas melhorias que você tinha vontade, mas que não conseguia pela demanda do seu hostel.

Claro que em momentos de crise, não podemos fazer grandes investimentos, mas com um pouco de jogo de cintura, podemos fazer um planejamento de ações sem custo ou com um custo muito baixo, para que o seu hostel volte a funcionar ainda melhor do que já era!

Comece por um plano de ações

Reúna sua equipe (que nesse momento pode ser um meeting online, claro) e comece com um brainstorming. Coloque no papel todas as ideias de melhorias do hostel.

Em seguida, faça uma separação das ideias, que pode ser em forma de planilha ou uma forma mais visual, com post it coloridos. Separe as ações em categorias, como por exemplo, ações sem custo e ações com investimento. Logo separe por prioridades. Você pode criar várias fases de execução das ideias, para não perder o foco.

Nesse planejamento, vá traçando metas e prazos para a execução das ações.

Alguns exemplos de ideias a serem executadas durante esse período:

Melhoraria dos processos

Faça uma lista de todos os processos do seu hostel. Comece a analisar cada processo, compare com outros exemplos de outros hostels, e veja se você tem pontos a melhorar.

Muitas vezes, mesmo sabendo que os processos estão falhos, acabamos procrastinando as mudanças por falta de tempo. Aproveite esse momento para acertar tudo aquilo que estava pendente.

Melhoria da infra-estrutura

Agora não é o momento para investimentos. Mas você pode aproveitar para fazer pequenas melhorias que demandam apenas de mão de obra, e pouco investimento com material. Afinal, após o período mais crítico de isolamento, quando as pessoas puderem começar a voltar às suas funções, você terá funcionários ociosos que podem ajudar na melhoria do seu hostel.

Faça mutirões de melhoria no seu jardim. Aproveite esse tempo para plantar aquela hortinha que você tinha vontade há tempos. Invista em uma limpeza pesada, de todas as áreas, incluindo pátios, fachadas, área externa. Muitas vezes uma boa limpeza até substitui uma pintura nova. Utilize da criatividade e recicle materiais para criar áreas mais bonitas e aconchegantes. O DIY vai manter você e sua equipe bastante ocupados e pode render bons resultados.

Se você tem uma reserva guardada, aproveite para fazer pequenos investimentos, como pintura ou algum reparo que estava precisando. Mas claro, com planejamento e sem sobrecarregar o seu financeiro!

Revisão dos reviews

Agora é uma boa hora para você revisar todos os seus reviews.

Escolha um período e comece a ler todos eles, mesmo os que você já leu. Faça isso com um período mínimo de 1 ano. 

Faça uma lista com os reviews positivos e os negativos. Vá separando e anotando tudo.

Revise todas as críticas, e tome-as como sendo construtivas (mesmo sabendo que algumas são infundadas). 

Após fazer toda essa separação, comece a ver todos os pontos positivos do seu hostel. Logo, reveja os pontos fracos, e faça anotações de como eles poderiam ser solucionados. Essa parte pode ser feita junto com a equipe, em um brainstorming. 

Responda todos esses reviews, com coração e cabeça abertas. A resposta aos reviews é muito importante, pois um review negativo pode se converter em positivo dependendo da resposta a ele.

Promova cursos online e capacitações

Muitos estabelecimentos adiantarão as férias dos seus colaboradores. Mas e depois desse período de férias, se o isolamento ainda se fizer necessário, incentive seus colaboradores a fazer cursos de capacitação online.

Também é a hora de os gestores investirem seu tempo em capacitação, pois muitas empresas estão disponibilizando cursos gratuitos pelo período da quarentena. 

A FGV, por exemplo, liberou 55 cursos gratuitos em diversas áreas. 

SENAI, SEBRAE, Harvard, Udemy, entre outras instituições, também estão liberando alguns cursos para o período.

Outra ideia é incentivar os cursos de idiomas, que são sempre bem-vindos para um colaborador de hostel. A Coursera é uma plataforma que possui muitos cursos de idiomas e está oferecendo cursos gratuitos.

Você pode criar reuniões periódicas online e grupos de estudo e de discussão dos temas abordados entre seus colaboradores, criando metas para o período.

Leia também: Cursos de idiomas online

Continue com o marketing digital do seu hostel

Não é o fim dos tempos. Essa crise vai passar e os que se planejarem irão sobreviver. E depois da crise, o setor irá se restabelecer, e você terá muito trabalho pela frente.

Portanto é muito importante não abandonar o marketing digital do seu hostel nesse período. 

Mantenha suas redes sociais em dia, com postagens regulares, atualizações na sua região, informações do hostel e do destino, criando assim o interesse nas pessoas que postergaram suas viagens.

Aproveite o período e se aperfeiçoe mais em marketing digital e como melhorar sua visibilidade.

A hqbeds disponibiliza em nosso blog diversos artigos sobre marketing digital, para que você possa ter mais e mais visibilidade, mesmo em momentos de incerteza. Afinal, quem não é visto não é lembrado.

Foque em transformar seu hostel em 100% digital

Podemos tomar lições importantes de tudo que está acontecendo. 

As medidas de higiene deverão ser tomadas, não somente no período da crise, mas implementadas para o resto da vida em qualquer empreendimento.

E a tecnologia está presente com algumas ferramentas que ajudam otimizar os processos do seu hostel e tornar suas tarefas diárias em 100% digitais.

A hqbeds possui diversas ferramentas que evitam o contato entre hóspede e colaborador, e que podem transformar sua recepção em 100% digitais, e estamos disponibilizando o uso delas SEM CUSTO adicional, enquanto essa crise não passa.

Leia mais sobre como tornar sua recepção em 100% digital.

Após o período crítico, os estabelecimentos que conseguirem manter o foco e um planejamento estratégico irão sobreviver e se estabelecer no mercado. Não fique parado, comece agora a planejar as ações e utilize esse tempo para fortalecer ainda mais seu negócio, e voltar à operação ainda melhores!

Tagged: , , , ,

About the Author

Karin Nisiide
Karin Nisiide Proprietária do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Startup Update your hostel! Arquiteta e urbanista por formação, largou tudo para trabalhar com turismo. Ama viajar e sempre que pode está visitando e conhecendo hostels pelo mundo afora, para escrever as histórias de sucesso do Mochilão da hq!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *