7 de junho de 2019 Karin Nisiide

Como atrair hóspedes na baixa temporada

Leia nossas dicas sobre como atrair visitantes durante a baixa temporada e conseguir aumentar o volume de negócios nessa época!

Saber quais são os meses de baixa temporada é essencial para se manter firme no seu negócio e evitar surpresas ou prejuízos. O indicado é aproveitar o período de alta temporada para fazer seu planejamento financeiro para sobreviver aos meses de baixa.

Cada destino possui um período de baixa diferenciado. Estude bem quais são os piores meses e faça um balanço com os meses de bons resultados.

Faça um planejamento para a baixa temporada

O planejamento é um grande aliado para sobreviver aos períodos de baixa temporada.

Tenha preços diferenciados

Para os turistas, viajar na baixa temporada pode ser um período bom, pois os preços caem e os atrativos turísticos estão mais tranquilos para se visitar. Mas para os serviços de hospedagem, é uma época onde devemos criar algumas medidas para atrair mais pessoas e gerar mais renda para o estabelecimento.

Saiba mais como manter suas tarifas sempre atualizadas.

Analise a possibilidade de reduzir o tamanho da equipe, sem perder a qualidade do atendimento

A contratação de funcionários sempre é uma tarefa complicada. Conseguir achar colaboradores bons e que supram as necessidades da empresa sempre é uma epopéia. Mas infelizmente, na temporada baixa, muitas vezes temos um gasto desnecessário com folha de pagamento, então tente remanejar funcionários e reduzir a equipe para economizar nesse item.

Use de alguns recursos para atrair mais público na baixa e conseguir aumentar o faturamento do seu negócio:

Mantenha contato com hóspedes que possivelmente possam retornar ao seu hostel.

Envie promoções, dicas de eventos em datas especiais, combos de hospedagem e passeios, etc. Muitos viajantes gostam de aproveitar a baixa para descansar, e de quebra economizar com as ofertas da temporada. Saiba mais sobre como fidelizar seu cliente.

Faça promoções e ofertas, e divulgue em suas redes sociais.

O HQ possui a ferramenta de Cupom de Desconto, onde você pode criar promoções segmentando o público, podendo captar grupos de locais específicos, criar descontos para eventos específicos, segmentar para esportistas, etc. Seja criativo, crie ofertas atrativas para públicos relacionados com seu destino! No hq você faz isso com facilidade. Clique aqui para ler mais sobre o assunto!

Foque em um público específico.

Vai rolar um festival de música? Busque o público interessado. Faça parcerias com universidades para congressos e visitas técnicas. Fique atento ao calendário de eventos de sua localidade e vá atrás do público específico. Ofereça combos de hospedagem e atrações, transporte, jantares para grupos, etc.

Promova eventos em seu hostel para ter mais entradas no bar.

Se seu hostel é pequeno, faça pequenos eventos como flash tattoo, bazar, feirinha de comidas diferentes. Se seu hostel tem uma estrutura maior, promova eventos com música ao vivo, pool party, promoções de drinks. O bar representa uma boa entrada para o hostel nos períodos de baixa, tire proveito disso! O hq possui o Terminal de Comandas, que te ajuda a organizar os consumos mesmo dos clientes que não estão hospedados no hostel. 

Faça “family dinners” com os hóspedes, oferecendo alguma comida local.

Os hóspedes normalmente gostam de participar pois têm a possibilidade de conhecer pessoas diferentes e interagir, além de provar a gastronomia realmente local.

Invista em conteúdos e ações nas suas redes sociais.

Como falado anteriormente, muitos hóspedes procuram a baixa para desfrutar de melhores preços, então divulgue seus pacotes e deixe suas promoções claras. Leia mais aqui.

Seja criativo! Tire proveito do que o destino pode oferecer, trazendo novidades para a baixa temporada. Reinvente-se!

Tagged: , , , , ,

About the Author

Karin Nisiide
Karin Nisiide Proprietária do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Startup Update your hostel! Arquiteta e urbanista por formação, largou tudo para trabalhar com turismo. Ama viajar e está no momento se aventurando pela Ásia, em busca de experiências novas e mais conhecimento na área de hostels.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *