17 de janeiro de 2020 Karin Nisiide

Aumente suas reservas com WhatsApp Business

O WhatsApp foi o aplicativo que revolucionou o mercado de comunicações. Os custos de SMS sempre foram comparativamente altos no Brasil, o que fez com que o WhatsApp fosse bem aceito logo de início.

Segundo o The Economist, as pessoas passam em média 200 minutos por dia em aplicativos de mensagem, e isso não só para se comunicar com pessoas, mas cada vez mais para contatar empresas, fazer negócios, efetuar reservas. As pessoas querem facilidade e agilidade no serviço, sem deixar a pessoalidade de estar falando com alguém.

Nesse cenário, o WhatsApp Business para seu hostel, hotel ou pousada é uma ferramente de grande valor. Você pode criar um perfil exclusivo para a sua empresa, que é verificado pelo aplicativo, transmitindo maior confiabilidade e profissionalismo, algo fundamental para qualquer prestador de serviços, especialmente no caso da hospedagem.

Mas o resultado do uso dessa ferramenta depende de saber utilizar bem as funcionalidades disponíveis.

Alguns estabelecimentos ainda utilizam perfis pessoais para o contato com o hóspede, ou ainda não divulgam um número de whats corporativo, dificultando o contato do hóspede em momentos de necessidade.

Nesse post, vamos dar algumas dicas de como melhorar seu atendimento utilizando o WhatsApp Business.

Configuração do WhatsApp business

Crie um perfil comercial e deixe esse número somente para atendimento da recepção.

Dentro do aplicativo, você poderá informar todos os dados do seu estabelecimento, desde o horário de atendimento, serviços, até o endereço. Comece por aqui.

Depois de configuradas todas as informações da empresa, você  pode configurar mensagens automáticas de resposta, como uma mensagem de ausência para os atendimentos fora do horário comercial, para que seus clientes sejam informados sobre quando receberão uma resposta, ou também pode criar uma mensagem de saudação para apresentar brevemente o seu estabelecimento aos potenciais hóspedes.

Padronização das respostas

O WhatsApp é um ótimo canal para reservas. Porém, para ter sucesso nas vendas por essa ferramenta, você precisa tomar cuidado com algumas coisas. Primeiro, não mande mensagens longas. O seu hóspede está contatando o seu estabelecimento pelo whats justamente pela praticidade e rapidez

Para isso, você pode salvar as mensagens que envia com frequência para não precisar digitar tudo do zero todas as vezes. Crie mensagens padrão para respostas, e reutilize a resposta quando quiser, como por exemplo, uma mensagem em resposta a uma cotação, agilizando as respostas.

Além disso, no WhatsApp Business você também tem acesso a métricas importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues, lidas e recebidas.

Organização dos atendimentos

O WhatsApp Business permite a separação das mensagens de acordo com o critério que você determinar. Desse modo, você pode separar os atendimentos de simples cotação, de clientes frequentes ou Vips, por exemplo.

Além disso, você pode oferecer uma série de serviços adicionais conforme a sua demanda. Você pode separar as conversas entre atendimento de recepção, dúvidas ou tours, por exemplo.

Aumento do ticket médio do hóspede

Com a ferramenta, você consegue estabelecer um contato com o hóspede antes mesmo da chegada. Você pode utilizar essa abertura para oferecer seus produtos e aumentar o ticket médio desse cliente.

Se você vende traslados, tours, parcerias, ingressos de show, tudo isso pode ser oferecido ao hóspede antes mesmo da chegada. Sabemos que o cliente atual busca facilidade, e se ele não encontra no seu estabelecimento, ele vai procurar na internet. E você pode perder uma venda.

Oferecendo seus produtos já desde o primeiro contato aumenta muito as chances de seu cliente não buscar essas opções fora, aumentando suas vendas.

Além disso, a venda antecipada por WhatsApp diminui muito a demanda de recepção. Em temporada alta, quem já não se viu louco com os diversos check ins, check outs e clientes querendo informações de tour ao mesmo tempo? Fazendo a venda antecipada dos tours, você tira essa demanda da recepção.

Aumento das reservas diretas

Utilizando o WhatsApp Business junto com outras ferramentas de gestão, você pode aumentar consideravelmente as suas reservas diretas, sem nenhum esforço.

Se você utiliza um motor de reservas, você pode configurar o envio do link de reserva direta nas suas mensagens automáticas. Você pode ainda oferecer descontos diferenciados para quem reserva direto, através de cupons de desconto.

Através do hqbeds, você possui tudo isso! Um motor de reservas potente, sem comissões, que permite a integração com os canais de reserva através de um channel manager, e onde você pode configurar diversos cupons de desconto e promoções para atrair mais reservas diretas.

Leia também: Reservas diretas: sua vitrine importa!

Não esqueça! Divulgue seus contatos

De nada adianta você adotar o uso do WhatsApp Business se as pessoas não souberem que esse tipo de atendimento está sendo prestado. Por isso, também é preciso divulgar seu contato para chegar no cliente.

A divulgação pode ser feita de diversas maneiras, por meio de mídias tradicionais e digitais. No primeiro caso, pode ser incluído o número do WhatsApp em seus cartões de visita, folders, flyers, guias turísticos da sua cidade etc.

Já no caso das mídias digitais, podem ser feitos posts explicando sobre o funcionamento do atendimento via WhatsApp em suas redes sociais, e deixar essa informação no seu Google Meu Negócio.

Também é uma boa prática deixar essa informação em um local destacado do seu site.

 E você, já potencializa suas vendas com o WhatsApp Business?

Tagged: , , , ,

About the Author

Karin Nisiide
Karin Nisiide Proprietária do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Startup Update your hostel! Arquiteta e urbanista por formação, largou tudo para trabalhar com turismo. Ama viajar e sempre que pode está visitando e conhecendo hostels pelo mundo afora, para escrever as histórias de sucesso do Mochilão da hq!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *