26 de julho de 2019 Karin Nisiide

8 ideias de pacotes promocionais para oferecer no seu hostel

Todo viajante que se preze faz comparativos de preços antes de viajar, independente da categoria que procura. Buscam algum desconto, uma facilidade, um bônus ou mesmo para ter acesso exclusivo a algum serviço.

Então seguem 8 ideias de promoções para atrair mais hóspedes:

1. Aproveite as estações do ano para promoções e atividades sazonais

Tire partido do clima de sua localidade: crie promoções e eventos para quem quiser vir fora da estação mais movimentada, atrelando esses eventos à descontos nas diárias.

Na temporada mais fria, que tal criar festivais de sopa, fondues, quentão e fogueira?

Na temporada quente, você pode criar pool parties, churrascos e aulas ao ar livre! 

Divulgue bem nos seus meios de comunicação, para atrair também aquele viajante que está faz tempo namorando o destino, mas que ainda não surgiu aquela oportunidade que ele estava esperando.

2. Crie, participe e faça parcerias para eventos

Eventos são uma excelente maneira de atrair faturamento extra e tornar sua propriedade mais conhecida na sua região.

Para que mais eventos ocorram no seu estabelecimento, você pode criar benefícios específicos, como descontos nas tarifas para aqueles que estiverem interessados em participar em um evento no seu hostel.

Ou, se no seu hostel tiver um bar, você pode oferecer um balde de caipirinha para os aniversariantes que quiserem comemorar na sua propriedade, e fazer uma boa divulgação para o público local!

Leia mais sobre Como controlar consumo de quem não é hóspede em eventos

Você também pode atrair eventos de terceiros, como lançamentos de livros, eventos culturais, fotógrafos, ou mesmo uma festa com food trucks. As possibilidades são muitas. 

Dessa maneira, o seu público pode fortalecer o evento do seu parceiro, e o público que seu parceiro consegue trazer para a sua propriedade pode se tornar novas indicações, novos clientes e novas possibilidades!

3. Ofereça pacotes promocionais variados

Ofereça combos. 

Por exemplo, reservando três noites o hóspede ganha a quarta noite de cortesia, reservando 2 noites o hóspede ganha 20% de desconto em um tour específico, etc.

Faça parceria com negócios da sua região. 

Você pode oferecer um pacote de estadia com direito a um tour gastronômico na cidade, ou com direito a um passeio de barco, por meio dessas parcerias.

Conheça os negócios e os produtores culturais da sua área. 

Faça parcerias com agências de viagens, promotores de eventos, convention bureaus, e todo tipo de pequeno negócio.

É interessante criar pacotes especiais para públicos específicos. 

Quando você faz uma oferta incluindo os diferenciais do seu estabelecimento, ajuda a posicionar o seu negócio como referência para aquele público.

Você também pode criar descontos para datas comemorativas, como dia dos namorados, dia das mães, ceia de Natal, e seu estabelecimento vai chamar a atenção de quem está procurando uma opção de presente ou de atividade para comemorar essas ocasiões.

4. Crie seu próprio programa de fidelidade

Deixe as vantagens bem claras, oferecendo serviços exclusivos para os clientes mais fiéis. Dessa forma, eles vão se sentir parte de um grupo seleto. 

O “bônus” pode ser algo simples, como café da manhã grátis ou lavanderia 24 horas, até ações mais elaboradas, tais como um passeio turístico ou serviço de transporte.

Você também pode criar promoções específicas em suas tarifas para os participantes do seu programa de fidelidade!

5. Crie promoções em reservas diretas

Não esqueça suas reservas diretas! Todos sabemos que para o estabelecimento, reservas diretas são muito mais vantajosas, pois evitamos de pagar grandes porcentagens de comissão para as OTAs. 

Criar promoções e cupons de desconto claros e específicos é uma ótima maneira de aumentar as reservas diretas da sua propriedade e atrair públicos de nicho.

Leia outras dicas de Como aumentar as reservas diretas da sua propriedade!

Através do hqbeds, você pode configurar que somente no seu website o hóspede terá o desconto, promovendo as suas reservas diretas.

Leia mais sobre Como gerenciar reservas diretas no site da sua propriedade

6. Ofereça cortesias de produtos ou serviços

Uma estratégia que muitos estabelecimentos estão utilizando é a diferenciação de tarifas conforme os serviços oferecidos. Por exemplo, colocar uma tarifa mais baixa sem café da manhã, e uma mais alta com a inclusão do café. 

Você pode ir mais além e oferecer cortesias no: 

  • Café da manhã para aqueles que estenderem suas estadias, ou para aqueles que fizerem reservas diretas;
  • Traslados para aqueles que reservarem um mínimo de noites;
  • Bar ou restaurante, como por exemplo um free drink ou lanche

7. Promoções relâmpago e last minute

Você fica com muitas camas ociosas por tentar vender a preços mais altos?

Então crie promoções relâmpagos e descontos para reservas de última hora. Assim, mesmo que você coloque um valor abaixo do mercado, você consegue preencher as camas que ficariam vagas de qualquer forma.

Algumas OTAs possuem opções de configurar esse tipo de promoções e posicionar da forma que você achar melhor para o seu negócio. Não se esqueça de sempre fazer uma divulgação em suas redes sociais sobre as promoções vigentes.

8. Invista em receber indicações

Crie promoções de indicação de amigos para os hóspedes que estão na casa. 

Muitos mochileiros confiam mais na indicação de outros que fizeram o mesmo percurso do que nas avaliações online. E nossos backpackers sempre acabam se cruzando pelo caminho, e podem oferecer esses descontos a outros viajantes.

Por exemplo, no check in, fale que se ele trouxer mais amigos no período da sua estadia, ganha uma diária grátis. Esse desconto não pode estar condicionado com as reservas já feitas, e somente pode ser dado para reservas diretas, para que você tenha uma maior lucratividade.

Pode também criar cupons de desconto para futuros hóspedes, e entregar no final da estadia. Que tal presentear um amigo com 10% de desconto para sua estadia?

Aplicando essas estratégias, o potencial do seu hostel para atrair e encantar hóspedes será cada vez maior.

É essencial que você conheça-os e entenda o que eles estão procurando. Portanto, estude seu mercado e comece a investir em marketing para que essas promoções cheguem ao seu público alvo.

Seja criativo, inove e faça o diferencial do seu estabelecimento. 

Você pode se inspirar em criar um nicho diferenciado com nossa história de sucesso sobre o Social Hostel do Rio de Janeiro.

Ah, e não se esqueça de usar bem o que o hq oferece e otimizar sua gestão!

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About the Author

Karin Nisiide
Karin Nisiide Proprietária do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Startup Update your hostel! Arquiteta e urbanista por formação, largou tudo para trabalhar com turismo. Ama viajar e está no momento se aventurando pela Ásia, em busca de experiências novas e mais conhecimento na área de hostels.

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