Muito além do conforto: conheça 7 coisas que todo hostel deveria ter

Quem tem o hábito de se hospedar em hostels sabe que, em cada um, sempre tem coisas muito agradáveis e outras nem tanto. Mas uma coisa é certa: alguns fatores na estrutura de um hostel fazem toda a diferença para que a hospedagem seja uma experiência positiva. 

Indo além do conforto, bom atendimento, limpeza e organização, preparamos uma lista especial com 7 coisas que todo hostel deveria ter, garantindo assim o bem estar e gerando a fidelização de seus hóspedes. Confira com a gente! 🙂

1 – Tomadas e luminárias individuais

Como um hostel é um lugar coletivo, a convivência fica (bem) melhor quando há uma lâmpada individual para cada cama no dormitório. Isso permite fazer algo num quarto escuro sem incomodar o coleguinha que está dormindo. Mais importante ainda (para aqueles viciados nas tecnologias) são as tomadas. Ter uma do seu ladinho é fundamental para virar a noite carregando o seu smartphone, para usá-lo no passeio do dia seguinte, como também poder desligar o despertador em tempo ágil.

Tomada em hostel é o tipo de coisa que quanto mais, melhor! É preciso entender que os hóspedes são seres que precisam de tomada, principalmente, em viagem. Um smartphone faz parte da vida de praticamente todo viajante e a bateria dele dura muito pouco, ainda por cima quando usado frequentemente – como para tirar fotos. Isso sem contar os outros dispositivos móveis e eletrônicos.

2 – Recepção 24 horas

Isso pode sair caro, em função da contratação de funcionários e afins, mas é algo que faz a diferença. Vôos, ônibus e trens podem chegar de madrugada e não poder entrar na hospedagem pode virar um pesadelo para o viajante. 

Alguns lugares amenizam isso pedindo que o hóspede informe, caso chegue fora do horário de funcionamento. No entanto, não são todos que leem esse tipo de regra quando está fazendo a reserva. 

Além disso, sempre é bom ter alguém na recepção para caso os hóspedes precisem de algo como uma dica de balada, lanchonete de madrugada ou algo do tipo.

3 – Área social

Para muitos viajantes, um hostel sem uma área comum agradável que proporcione interação entre os hóspedes não é um hostel de verdade. É essa uma das grandes vantagens de se hospedar nesse tipo de acomodação e quem gerencia um hostel deve se preocupar e muito com esse fator. 

Uma boa dica é mesclar uma área confortável onde se torna possível drinks, cervejas e até mesmo comidas. Aliás, isso pode ser uma outra forma de se trazer uma graninha extra para o seu caixa.

hqbeds

4 – Utensílios para cozinha

Ter um lugar para que os hóspedes possam cozinhar ou fazer um lanche é super importante! E para isso é essencial que a cozinha esteja equipada com utensílios. Sejam eles panelas, copos, pratos, talheres, espátula, escorredor, ralador, etc., mas também o básico de ingredientes. Ou seja, sal, óleo, temperos, chás, etc.

Imagine-se em um mochilão carregando uma garrafa de óleo ou azeite de cidade em cidade? Ou então, comprando uma nova garrafa toda vez que for cozinhar. Caso o hostel não queira arcar com esse tipo de custo, uma solução sustentável é criar um espaço para os hóspedes deixarem ingredientes não perecíveis que não forem usar para uso coletivo.

5 – Mapas

Ter um mapa para ajudar a se orientar pela cidade é sempre útil. Em viagens para o exterior, isso se torna mais necessário ainda, pois no geral não se tem a internet móvel no celular. Isso sem contar que mesmo tendo o mapa no celular, este pode acabar a bateria… E também dependendo do lugar é bom evitar mexer no celular o tempo todo.

Oferecer mapas à disposição pode ser inclusive gratuito, através de parceiros ou órgãos públicos de turismo, facilitando ainda mais a vida de seus hóspedes.

6 – Guarda volumes

Saber que seus pertences estão sãos e salvos enquanto se passeia pela cidade é fundamental! O ideal em um quarto coletivo de hostel é que haja um guarda volumes maior para a mala e, sonhando alto, um menor ao lado da cama com tomada para deixar o celular carregando enquanto está no café da manhã, tomando banho, ou algo do tipo.

7 – Wifi de qualidade e gratuito

Wifi grátis e de qualidade, para a grande maioria dos hóspedes, é de extrema importância em uma viagem. Não dá para viver só de 3g (ou 4g), afinal custa dinheiros e acaba rápido. Como que conversa com o coleguinha por whatsapp, skype, hangout, facetime, assiste Netflix, posta foto, faz upload de vídeos só com a rede móvel, não é mesmo?

E aí, anotou as dicas? Agora é só verificar se tudo está em ordem em seu hostel ou no hostel em que você trabalhar. Aprimorar os seus serviços é sempre uma ótima maneira de fazer com que seus hóspedes voltem e indiquem seu estabelecimento para outras pessoas!

Continue acompanhando os novos conteúdos da hqbeds e compartilhe com seus amigos!

Imagens: Pixabay, Tripadvisor.

Tagged: , ,

About the Author

Avatar
Marcus Paulo Natural de Foz do Iguaçu e publicitário por formação, esteve a frente por quase quatro anos da recepção do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Ama esse life style e agora compartilha suas experiências na hqbeds.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *