5 de junho de 2020 Marcus Paulo

5 passos para ser um bom anfitrião de hostel

Cropped image of bar owner holding welcome sign

Quando você viaja, o desejo é que tudo dê certo, não é mesmo? E o atendimento no hostel está incluído. Por isso, quem trabalha nesse setor precisa oferecer uma experiência única, que realmente marque o cliente e desperte nele o desejo de voltar. Ou seja, é importante ter um anfitrião de hostel.

A questão é: como fazer isso? Tudo começa com o preparo e o treinamento dos colaboradores. O foco deve ser a humanização e a empatia no atendimento, independentemente de ser ao vivo ou digital. Por meio da capacitação, os funcionários podem adquirir competências que abrangem as habilidades de atendimento, comunicação e administração. Com isso, ser um bom anfitrião de hostel é garantir os itens abaixos:

  • trabalhar eficazmente as relações com os clientes;
  • lidar com outras pessoas de forma adequada, considerando as suas necessidades;
  • agir apropriadamente de acordo com a situação.

Para ajudar você a se preparar para atender melhor ainda no pós-pandemia, apresentamos algumas dicas que auxiliam a oferecer um atendimento diferenciado para os seus clientes, sempre se voltando para a fidelização e o encantamento dos mesmos.

Saiba como ser um bom anfitrião de hostel

Manter um hostel atrativo para os hóspedes é, sem dúvidas, um dos maiores objetivos para seus gestores, certo? A concorrência é alta e hoje existem todos os tipos de acomodações ganhando cada vez mais clientes. Portanto, é muito importante pensar no papel do atendimento como diferencial. Confira abaixo algumas dicas de como se tornar um bom anfitrião de hostel.

Se antecipe em relação às necessidades dos hóspedes

Essa atitude depende de muito feeling e observação. Por exemplo: se os hóspedes estão com crianças pequenas, vale a pena oferecer serviços adicionais, como o empréstimo de um micro-ondas ou a disponibilidade para aquecer a mamadeira a qualquer horário do dia ou da noite.

Esses pequenos detalhes tornam a estada ainda mais confortável e aumentam a satisfação do usuário. O importante é se mostrar sempre disposto a solucionar algum problema e deixe claro que pode fazer o que o hóspede precisar.

Promova sempre um atendimento humanizado como anfitrião de hostel

Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica?”. Pois bem, ela é totalmente válida para o atendimento em hostel. Afinal, os usuários chegam para o check-in com fome, cansados e, muitas vezes, estressados. Portanto, se a recepção for ruim, ele pode até desistir de se hospedar.

O ideal é usar esse momento como oportunidade para encantar o usuário ao ser um ótimo anfitrião de hostel. Trabalhe rapidamente, mas seja empático e procure saber se o hóspede está bem ou se precisa de algo. Fique à disposição para melhorar a estada e deixar o cliente mais feliz.

Porém, lembre-se de que essa postura deve ser adotada por todo o período da hospedagem. Pouco adianta oferecer um quarto confortável se os colaboradores tiverem a cara fechada e pouca vontade de atender.

Tenha em mente que o seu diferencial será a oferta de uma experiência amigável e consistente. Destacamos que os problemas dos usuários nunca serão obstáculos, pois o objetivo é fazer o máximo possível para a sua satisfação.

Invista em tecnologia para otimizar seu trabalho de anfitrião de hostel

Os sistemas facilitam a operação diária do hostel, que precisa analisar diferentes detalhes, como:

  • limpeza;
  • processos de check-in e check-out;
  • distribuição dos quartos.

Mais que isso, a tecnologia também ajuda a conhecer os diferentes perfis de cliente, que vão desde casais e famílias que estão em busca de conforto e lazer até profissionais que fazem viagens rápidas. Assim, é possível agilizar o atendimento e evitar imprevistos, como um atraso na solicitação de um serviço.

Outra tecnologia bastante útil é o chatbot, que facilita a interação entre hóspedes e hostel. Por meio de uma ferramenta de mensagem, o cliente tem um novo canal de relacionamento e pode obter várias informações relevantes referentes ao atendimento.

Mantenha sua equipe sempre bem treinada

Essa prática é fundamental se você quer causar as melhores impressões no seu hóspede e ser um bom anfitrião de hostel! Lembre-se de que um bom atendimento é fator decisivo para que o cliente volte e seja fiel a você.

Quando uma pessoa viaja e decide investir em uma hospedagem, ela deseja, principalmente, ser bem atendida.

Para conseguir oferecer o melhor acompanhamento deste cliente, nada melhor do que ter uma equipe treinada e qualificada para resolver quaisquer problemas e, até mesmo, apta a indicar programações turísticas. Outro fator que vai destacar o seu hostel são os colaboradores bilíngues, afinal, falar a língua do hóspede é essencial para atendê-lo melhor.

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Marcus Paulo Natural de Foz do Iguaçu e publicitário por formação, esteve a frente por quase quatro anos da recepção do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Ama esse life style e agora compartilha suas experiências na hqbeds.

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