28 de junho de 2019 Karin Nisiide

4 maneiras de reduzir No-shows e cancelamentos

Uma das situações mais desagradáveis do nosso dia a dia, e que é um fator que sai do nosso controle, são os no-shows.

O no-show, ou não comparecimento, é a situação onde o hóspede faz a reserva, mas literalmente, não comparece. O caso é diferente de um cancelamento, que é quando o hóspede faz uma reserva, mas antes da data de chegada, ou pior ainda, na véspera da chegada, ele cancela. Nesse caso, o estabelecimento ainda pode tentar reverter a situação, colocando a cama ou quarto novamente à venda.

Mas no no-show não. O estabelecimento fica esperando a chegada do hóspede, e “leva um bolo”, o hóspede não chega.

A situação é ainda pior quando acontece em períodos de alta demanda e o hostel já recusou outras reservas por falta de quartos disponíveis.

Então, para evitar prejuízos ao nosso negócio, como podemos minimizar os inconvenientes do no-show? Antes prevenir do que remediar. Dessa forma, devemos traçar algumas estratégias para evitar que um no show aconteça.

Acompanhe suas reservas de perto

Deixe uma pessoa encarregada para acompanhar as reservas, principalmente as reservas diretas e as que não foram pré-pagas. Deixe todas as informações bem claras. Qualquer mal entendido na reserva pode virar um no-show.

Uma boa forma de fazer esse acompanhamento é através da ferramenta Mailing. Nos seus e-mails de boas vindas, você pode deixar claro quais são os prazos e multas.

Facilitar os meios de contato com a recepção e responder dúvidas o mais rápido possível também são estratégias para não dar margem a eventuais equívocos.

Leia mais sobre Maneiras de usar a ferramenta Mailing para melhorar a comunicação com o hóspede

Estabeleça regras de cancelamento e deixe-as bem claras

Ter regras de cancelamento restritivas podem às vezes ser fator de decisão para o hóspede, fazendo com que optem por outro estabelecimento. Mas muitas vezes, elas são necessárias. Então crie as regras que você considere adequadas ao seu estabelecimento e deixe-as bem visíveis em todos os sites de busca, OTA’s e site próprio.

Para relembrar dessas regras, use a ferramenta Mailing. Você pode configurar, por exemplo, no item Boas Vindas ou na Verificação de Hospedagem, relembrando dessas regras.

Leia mais sobre Envie e-mails automáticos com a ferramenta Mailing do HQ

ou aprenda Como aumentar sua performance nas OTAs

Estude a possibilidade de fazer o pagamento antecipado

Infelizmente, muitas pessoas faltam com comprometimento quando não há prejuízos financeiros envolvidos. Então a prática de cobrar um depósito leva a um maior comprometimento do cliente, que pensará duas vezes antes de efetivar a reserva.

Algumas OTA’s oferecem a possibilidade de fazer o pré-pagamento total ou de uma porcentagem da reserva.

Se você possui muitos no-shows e cancelamentos na véspera da chegada, considere realizar pré-pagamentos das reservas, cobrando uma porcentagem antecipadamente.

Há OTA’s que oferecem ainda a opção de configurar reservas não-reembolsáveis, onde você oferece um desconto, podendo fazer a cobrança integral da reserva sem direito à devolução posterior.

Utilize a ferramenta de pré-reservas e acompanhe as reservas que estão para vencer

O HQ possui uma ferramenta onde as reservas feitas no HQBookings com pagamento por depósito caem automaticamente como Pré-Reserva. Elas aparecem em local de destaque no Dashboard, para que se possa fazer o acompanhamento direto, ou configurar o cancelamento automático através de prazos pré-estabelecidos pelo gestor.

Além disso, as reservas diretas feitas pela recepção, via e-mail ou whatsapp, que requerem pré-pagamento, podem também ser configuradas como pré-reservas, e da mesma forma pode-se estipular prazos e configurar o cancelamento pela falta de pagamento.

Leia mais sobre o HQBookings, Motor de reservas

 

Mesmo tomando essas precauções, os no-shows ainda podem acontecer.

Se ele acontecer, faça valer as suas regras e aplique as multas cabíveis! Mas lembre-se de sempre que possível, comunicar o hóspede e deixar a casa aberta para uma próxima visita.

 

O No-show é apenas um dos desafios diários da gestão de hostels. Para isso, o HQBeds sempre pensa na melhor maneira de fazer a gestão do seu negócio e reduzir riscos. Então utilize das ferramentas que o HQ disponibiliza para melhorar sua gestão!

 

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About the Author

Karin Nisiide
Karin Nisiide Proprietária do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Startup Update your hostel! Arquiteta e urbanista por formação, largou tudo para trabalhar com turismo. Ama viajar e está no momento se aventurando pela Ásia, em busca de experiências novas e mais conhecimento na área de hostels.

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