24 de janeiro de 2020 Karin Nisiide

10 Fatores-chave para o sucesso de um Hostel

O Sebrae divulgou um artigo, onde descreve a criação de uma ferramenta que aponta os fatores-chave para o sucesso dos hostels, no intuito de ajudar os donos de hostel a terem uma atuação bem-sucedida no seu negócio. 

A partir de um estudo exploratório com revisões bibliográficas e entrevistas com especialistas, empresários e consumidores, foram identificados os dez aspectos mais importantes para o desenvolvimento do negócio. Saiba abaixo quais são eles:

1. Localização

A escolha de uma área bem localizada, segura, silenciosa (ou não, para os que querem um hostel de festa), com facilidade de acesso ao transporte público e, de preferência, próxima a pontos turísticos, bem comunicados com os pontos de interesse da cidade, podem garantir vantagens para o sucesso do negócio.

Questões como acesso físico, tráfego de pedestres, número de concorrentes no entorno e facilidade para estacionamento também são fatores que devem ser considerados.

Saber quem é seu público alvo também facilita na escolha da localização perfeita para seu negócio.

2. Infraestrutura

É importante planejar a revisão do estado da conservação de seu hostel, além de um plano contínuo de conservação e revitalização da estrutura oferecida aos hóspedes.

Muitos hosteleiros pecam no quesito manutenção. As fotos do booking são incríveis, da época em que o hostel abriu, mas a manutenção deixou a desejar e o cliente cria expectativas que não são cumpridas.

A manutenção preventiva é a melhor forma de deixar sua casa sempre linda, mas reformas esporádicas são sempre necessárias.

3. Política de preços

Os preços devem ser condizentes com os praticados pela concorrência na região, acirrando a disputa pela preferência dos clientes mesmo quando há promoções.

Mas também existem muitos concorrentes que acabam colocando preços impraticáveis.  

Calcular corretamente os preços pode ser um desafio, mas também é essencial para a saúde financeira dos pequenos negócios. 

4. Higiene e limpeza

Deve-se priorizar a qualidade do serviço, utilizando produtos específicos para cada tipo de área do hostel, garantindo a completa higienização do espaço.

Esse é um item que ainda gera muito preconceito em alguns viajantes. A questão da limpeza, principalmente pelo compartilhamento dos espaços com desconhecidos, é um fator importante na hora da escolha de ficar em um hostel ou não.

Capriche na limpeza do seu hostel e garanta bons reviews para atrair mais e mais hóspedes!

5. Avaliação

As avaliações de sites especializados e hóspedes são um bom termômetro para saber qual a colocação do seu hostel no mercado.

Sempre dê atenção às reclamações, responda às avaliações, e tente melhorar o que foi descrito. O descaso com as avaliações muitas vezes é o motivo do fracasso dos estabelecimentos.

6. Atendimento

Um bom hostel oferece um serviço de qualidade e cria uma atmosfera agradável e acolhedora, respeitando as diversas culturas, perfis e gostos dos clientes.

O cliente de hostel quer conhecer pessoas, se sentir em casa, ele quer experiências. Escolha um staff que possa proporcionar tudo isso a ele. O recepcionista é a porta de entrada ao seu hostel, portanto escolha uma pessoa que proporcione essa interação com os hóspedes. 

7. Segurança

É importante garantir a integridade física dos hóspedes, visitantes, colaboradores e prestadores de serviços que se encontrem nas dependências do seu hostel. Uma das práticas que podem ajudar neste ponto é a adoção de políticas de segurança preventiva com a instalação de equipamentos.

8. Gestão de qualidade

Buscar um padrão de excelência , aprimorando os procedimentos e processos é essencial para manter o hostel em um nível competitivo no mercado.

Uma boa forma de melhorar seus processos e a gestão de seu hostel é através de um PMS.

O hqbeds é um software de gestão de propriedades completo e intuitivo. Com ele, você pode sincronizar todas as suas OTAs, whatsapp, instagram, facebook e seu website. Melhorar sua comunicação com seus hóspedes através da automação de e-mails do hq. Confirmar reservas, enviar mensagens de boas vindas, despedida, informações de checkin e checkout, utilizando templates customizáveis. Gerenciar os funcionários, turnos e ter segurança em seu caixa, estoque e financeiro. Uma ferramenta completa para turbinar sua administração.

9. Qualificação

Uma equipe de trabalho composta por profissionais que se qualificaram para as atividades é essencial para a obtenção de sucesso.

Invista em um processo de seleção de funcionários, para encontrar um bom ocupante para os cargos ofertados. Mas não é importante somente encontrar o funcionário ideal, você deve sempre investir em capacitação e motivação de sua equipe de trabalho.

10. Facilidades

Pensar em um design que facilite a interação entre os hóspedes ou até mesmo com o público externo é um diferencial que vai ser levado em conta na hora de escolha.

Muitos hostels abrem suas portas para o público local, e isso favorece a interação dos hóspedes, principalmente os estrangeiros, que buscam conhecer locais.

Ter um bar ou uma área de lazer que propicie a interação é essencial para um hostel de sucesso.

Como está seu hostel com base nesses dez fatores-chave? Aprimorar os serviços é atividade constante, por isso esteja sempre em dia com esses 10 itens para que seu hostel seja um sucesso!

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About the Author

Karin Nisiide
Karin Nisiide Proprietária do Tetris Container Hostel, em Foz do Iguaçu. Startup Update your hostel! Arquiteta e urbanista por formação, largou tudo para trabalhar com turismo. Ama viajar e sempre que pode está visitando e conhecendo hostels pelo mundo afora, para escrever as histórias de sucesso do Mochilão da hq!

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